Setembro Amarelo

02 de Outubro de 2023

Durante todo o mês de setembro a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu sua campanha referente ao “Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio”.

Foram distribuídas em diferentes espaços públicos caixas decoradas, em torno das quais foi montado um espaço relacionado ao tema. Ali, cada um era instigado a escrever e depositar seus medos e angústias ao mesmo tempo em que deveria retirar da caixa ao lado uma inspiração ou conselho.

O espaço também foi complementado com orientações sobre como é possível ajudar alguém que passa por uma fase depressiva, onde pedir ajuda e quais os profissionais dispostos a ajudar quem vive esta situação.

A ação desenvolvida propôs a conscientização por meio da reflexão e da esperança, por meio de uma iniciativa simples e significativa, que teve como intuito demonstrar que ninguém está só e que sempre há uma maneira de seguir em frente, superar, ressignificar e ser feliz.