Encerramento do SCFV

12 de Dezembro de 2019

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, de Flor da Serra do Sul nos dias 2 e 3 de dezembro, realizou o encerramento dos trabalhos no ano de 2019 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).

Estes trabalhos são realizados em grupos, através de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. Quem executa o serviço é o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

Até o momento no SCFV de Flor da Serra do Sul atente aproximadamente 200 usuários, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Dentre as atividades ofertadas, crianças e jovens tem disponibilidade de fazer teatro, curso básico de informática, dança e aulas de música. Para as turmas de adultos são feitos encontros semanais com trabalhos artesanais.

Este serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.