Transmissor da doença de chagas em Flor da Serra do Sul

07 de Maio de 2019

No dia 3 o Nasf do município anunciou a presença do inseto “barbeiro”, transmissor da doença de Chagas

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Flor da Serra do Sul emitiu na semana passada um alerta aos munícipes sobre a presença do inseto barbeiro, que é transmissor da doença de chagas, no município.

“Viemos orientar a toda população para que fiquem em alerta para a presença do inseto transmissor da doença, pois encontramos um positivo para o mesmo. Se encontrarem algum com essas características façam a captura de forma segura e tragam até a unidade de saúde, na Vigilância”, destaca.

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. O inseto “barbeiro” é o principal transmissor da doença, tem aproximadamente 2cm e se parece com um besouro.

O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. Para as pessoas na fase crônica, a indicação desse medicamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso.

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.

Pular para o conteúdo