Localização

O município de Flor da Serra do Sul está localizado na:
Latitude: 26° 15′ 00” Sul
Altitude: 905 metros
Longitude: 53°18’00”W-G possuindo uma Área: 254,886 km2.

A Distância da do Estado é de 519km e do Porto de Paranaguá: 610 km..

Geologia
O município encontra-se sobre um derrame basáltico antigo, no Terceiro Planalto do Paraná, ou Planato de Guarapuava. A composição do Solo é basicamente Latossolo Distrófico Roxo de textura argilosa.

Clima
O clima predominante de Flor da Serra do Sul e o Subtropical na Classificação de Köppen é Cfa (temperado, com invernos amenos cuja temperatura é superior a -3ºC e inferior a 18ºC e verões quentes com temperatura superior a 22ºC ).

Entretanto no centro do município, nas áreas entre 850 e 950 m de altitude ocorre a classificação climática Cfb. Em termos quantitativos, podem ocorrer em dias de condições atmosféricas semelhantes, gradientes de até 5°C entre as baixadas no leste e norte do município. Graças à distancia de cerca de 610km do oceano, a amplitude térmica anual é de 9°C, sendo uma das maiores do estado.

Com isso os invernos tendem a ser mais frios e os verões mais quentes que regiões com latitude e altitude semelhantes, porém localizadas em lugares mais próximos ao mar. A parte urbana da cidade sofre muita ação dos ventos, pois está localizada em uma espécie de serra. Deste modo o vento costuma ser de forte intensidade proporcionando um sensação térmica baixa no inverno e moderada no verão.

Vegetação
A cobertura vegetal original do município é considerada como Floresta Ombrófila Mista[10]. As árvores nativas mais comuns são o Pinheiro-do-Paraná, Angico, Cedro, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Canafístula, Cerejeira entre outras. Atualmente a cobertura vegetal está bastante diminuída em relação há 20 anos atrás, porém ainda existem muitas áreas cobertas por mata nativa, principalmente nas partes de relevo mais acidentado.

Durante os últimos 20 anos extensas áreas cobertas por Eucaliptos e Pinus vêm sido plantadas, sendo que estas duas espécies representam hoje duas das principais espécies vegetais encontradas no município, sendo muito utilizadas como lenha e para produção de papel. Já na área urbana a cobertura vegetal é razoavelmente boa, sendo as espécies mais disseminadas o Ligustro, a Ana-Cauíta, os Ipês e a Canela.

Durante o inverno parte da vegetação perde as folhas, mas muitas espécies ainda conservam a folhagem verde, característica do clima subtropical, moderadamente temperado.

Pluviometria
As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano com maior incidência na Primavera e Outono e a menor durante o inverno (em volume). Já considerando-se os dias chuvosos, observa-se uma média de 11 a 14 dias chuvosos por mês entre os meses de Setembro até Março e de 8 a 10 dias entre Abril até Agosto. A precipitação anual é superior a 2 mil milímetros, mas costuma variar bastante, principalmente devido a eventos como o El Niño. Na região um período superior a 30 dias sem chuvas já podem ser considerado como seca, períodos superiores a 60 dias sem precipitação são considerados como seca severa.

Demografia

De população essencialmente rural, como a maioria dos municípios do Sudoeste, o Censo de 2000 apontava, num total de 5. 060 habitantes, apenas 590 na zona urbana e 4.470 na zona rural. Segundo o (Senso 2006) a população Urbana e de aprox. 899 habitantes e a população Rural de 4.037 hab. Totalizando 4.936 hab. distribuídos pelo território de 254, 886 km2. Já o senso de 2008 aponta um crescimento da população que totaliza 4. 775 habitantes, caracterizando uma densidade demográfica de 19,4 hab./Km2. atualmente o senso de 2010 aponta 18,52 hab por km2, sendo a população sulflorense de 4. 723 habitantes.

Fuso horário – UTC-3

Crescimento populacional:
Urbana: 3,45%
Rural: 3,70%

Composição Étnica: Alemães, Italianos, Poloneses, Afro descendentes.

Educação:
Ensino Público Fundamental: 592 matrículas Médio: 120 matrículas 3º grau: 38

Hidrografia
O município de Flor da Serra do Sul tem o privilegio de sede de mananciais, dos quais nasce vários rios que compõe a região sudoeste, de um modo especial o Rio Marrecas.

Abastecimento de Água

O abastecimento de água do município é feito pela Sanepar na Zona Urbana. A Zona Rural é abastecida por fontes naturais bem como poços artesianos. Rio que banha o município é o Rio Araçá.

Pular para o conteúdo