Zé Gotinha visita Flor da Serra do Sul há mais de 10 anos

22 de Junho de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=803&img=01’);”>No final da década de 90 a criançada de Flor da Serra do Sul via pela primeira vez o Zé Gotinha numa campanha da poliomielite. Naquele tempo as vacinas eram transportadas em caixas de isopor com gelo no fundo para manter a temperatura baixa.



Para as crianças serem imunização era necessário ir até as residências, pois na época a falta de transporte público impossibilitava os pais, principalmente os que moravam no interior, a levar os filhos até o Posto de Saúde.



Segundo uma das técnicas de enfermagem, Inês Perondi, que trabalha no Posto de Saúde de Flor da Serra do Sul há 14 anos, no início da campanha a maior dificuldade era saber quais crianças precisavam da vacina. “Atualmente as agentes de saúde trazem os nomes, idade, onde moram, quem são os pais. Com todos estes dados é mais fácil atingir as metas de vacinação”, explica Inês. A técnica em enfermagem conta ainda que era preciso começar a organizar a campanha com semanas de antecedência. “Tínhamos que picar o gelo e arrumar nas caixas de isopor, manter numa temperatura continua de 2 a 8 graus, encher os balões e enfeitar o Posto”, lembra.



A primeira sede do posto de saúde de Flor da Serra do Sul era onde hoje está a Secretaria de Educação. Trabalhavam numa estrutura de aproximadamente 70m² cinco funcionários. “Eram dois auxiliares, um médico, a secretária de Saúde da época, Ani e eu”, recorda Jovani Cenatti, popular Vânico.



Atualmente a estrutura do Posto de Saúde, devido as ampliações e contabilizando a Clínica da Mulher ocupa mais de 800 m². Também ocorrem atualmente os atendimentos nos Postos de Saúde das comunidades do Tatetos, Rio Verde, Altaneira, São José, Bandeirantes, São Bento e Santa Terezinha.



O trabalho para que as vacinas fossem feitas naquela época era dificultoso devido ao baixo número de funcionários e maior número da população. Conforme dados do IBGE em 1996 a população de Flor da Serra do Sul era de 5.212 habitantes e em 2000 de 5.059, sendo que no último senso realizado, em 2010, o resultado foi de 4.726 habitantes. “Havia uma dificuldade em trazer profissionais para cá. Os cursos de graduação mais próximos para a área de saúde ficavam no Rio Grande do Sul”, lembra Vanico reforçando que atualmente existem cursos em Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel, entre outros municípios próximos.
“A primeira vez que as crianças de Flor da Serra viram o Zé Gotinha foi uma festa, elas incentivavam os pais a ir ao Posto, até hoje a imagem do Zé Gotinha é associada a um balão e um doce”, finaliza a técnica em enfermagem Inês.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=803&img=01’);”>

Pular para o conteúdo