Incentivo a amamentação

07 de Agosto de 2019

Durante o mês de agosto, uma das campanhas celebradas é o Agosto Dourado, dedicado ao incentivo à amamentação. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Flor da Serra do Sul em conjunto com a equipe de ESF e NASF programou algumas ações para o incentivo ao aleitamento materno.

Entre os dias 1º e 23 a Clínica da Mulher conta com um espaço decorado para as mamães tirarem fotos com seus bebês. No dia 7 os profissionais tiveram uma palestra sobre a importância do aleitamento materno, que foi ministrada pela Pediatra Kenny, e ao longo do mês os profissionais estão repassando informações e tirando dúvidas sobre tema para as mães. Para encerramento da campanha será realizado o 1° Mamaço Sulflorense, no dia 31 de agosto, na academia da saúde, junto ao lago municipal, com a participação das gestantes, mães e profissionais, para promover um espaço de troca de informações sobre o tema da campanha, bem como dinâmicas e entrega de brindes.

Conforme explica a psicóloga Laiz Cecchin, o objetivo da campanha Agosto Dourado é sensibilizar a população, especialmente as mães e companheiro, sobre a importância da amamentação. No município há um grupo de gestantes, através do programa Mãe Sulflorense, que conta com encontros mensais, ministrado por equipe multiprofissional.

A enfermeira Drieli destaca alguns pontos importantes sobre a amamentação:

• O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.
  • Para a criança, também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.
  • O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber desde o seu nascimento. Afinal, mesmo nos partos cirúrgicos (cesárea), ele deve sugar na primeira hora de vida para acelerar a descida do leite, receber as defesas da mãe e fortalecer o vínculo entre os dois.

A enfermeira pontua ainda alguns pontos sobre amamentação que são cercados de tabus:

• Todos os seios produzem leite, independentemente de serem grandes ou pequenos.
  • Não há leite materno fraco
  • Mulher que tem parto por cesariana pode amamentar
  • Mãe com mastite pode amamentar
  • Silicone não impede a amamentação