A saúde como prioridade

25 de Setembro de 2019

Quando se fala em saúde, no município de Flor da Serra do Sul, um dos principais pontos que se destacam é a formação, humanização e qualificação das equipes de saúde. Contando com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) o município oferece aos usuários do SUS um atendimento humanizado, realizando acolhimento na Unidade de Saúde e visita domiciliar quando necessário.

A qualificação das equipes acontece através da formação continuada dos profissionais, que participam de cursos, palestras e educação permanente interdisciplinar. Além das equipes de ESF há ainda no município a equipe do Núcleo Ampliado de Apoio à Família (Nasf) formado por profissionais como Psicóloga, Farmacêutica, Fisioterapeuta, Educador Físico e Nutricionista. Os profissionais do Nasf realizam ações de acompanhamento e prevenção, desenvolvendo atividades com grupos para a população como: Grupo de Saúde do Idoso, Grupo de Combate à Obesidade, Grupo de Controle da Diabetes, Grupo de Gestantes, e Grupo de Combate ao Tabagismo.

Além disso, realizam-se campanhas de prevenção em diversas áreas de forma multidisciplinar, a exemplo do combate ao trabalho infantil, campanha de prevenção ao abuso contra crianças e adolescentes, incentivo à amamentação, prevenção do suicídio, prevenção do câncer de colo de útero e mama, prevenção ao câncer de próstata, orientações sobre um trânsito seguro e o programa Saúde na Escola. Todas essas ações acontecem envolvendo os profissionais da Unidade de Saúde de diferentes áreas, e em parceria com outros setores e Secretarias da Administração Municipal. O objetivo, é desenvolver um trabalho multidisciplinar de prevenção e promoção de saúde, tendo nas campanhas temáticas uma forma de levar informação à população.

A Unidade de Saúde da cidade oferece atendimento a partir das 6h sem fechar ao meio dia, como forma de oportunizar aos munícipes que trabalham o atendimento em horários diferenciados. Outra forma de oferecer um melhor atendimento são os constantes investimentos em equipamentos, materiais de utilização para as campanhas, renovação da frota de veículo, além das recentes reformas e melhorias na unidade de Saúde.

Pular para o conteúdo