Mulheres concluem curso de conservas

29 de Abril de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=607&img=01’);”>A casca de pêssego que a dona de casa Rosane de Oliveira Batistella jogava no lixo hoje vai parar na mesa em forma de geléia. “Aprendi muito com o curso de conservas doces e salgadas” diz Rosane. O curso que terminou no último dia 20 em Flor da Serra do Sul, ensinou que tudo pode ser aproveitado e as conservas podem ser feitas a partir de diferentes alimentos inclusive de batatas. “As alunas aprenderam como conservar frutas e verduras e ter esses alimentos para comer mesmo no período de entressafra” explica a professora do Senar, Claudete Labonde.



O processo é cuidadoso. “Elas não tinham o conhecimento de como armazenar corretamente as frutas. Hoje elas sabem que existe uma técnica de produção e de higiene, um processo de conservação e retirada do ar no interior dos vidros” salienta a professora Claudete. A dona de casa Georgina Godoy ficou surpresa ao saber que uma conserva pode durar até dois anos. “As conservas que eu fazia em casa não chegavam durar uma semana. Hoje eu sei que o processo vai além de lavar a fruta e colocá-la no vidro” conta.



Rosane de Oliveira pensa em transformar todo o aprendizado em fonte renda. “Quem sabe nós mulheres não podemos dar início a um negócio?” diz Rosane. A professora afirma que o objetivo do curso é aumentar a qualidade de vida no campo, mas as mulheres podem procurar outros cursos voltados ao empreendedorismo. “Oitenta por cento das mulheres que participaram são agricultoras. Quem sabe elas não se empolgam com a idéia e resolvem buscar novos cursos para aprender a industrializar o produto e criar o seu próprio negócio?” afirma o secretário de Assistência Social, João Mariano. No encerramento do curso, as conservas feitas durante os três dias foram distribuídas entre as alunas.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=607&img=01’);”>

Pular para o conteúdo