Presidente da ASINTRAF revela expectativa sobre parceria com a Administração Municipal Flor da Serra do Sul

11 de Outubro de 2013

Em entrevista ao Jornal Tribuna Regional, Jandir Rodrigues, Presidente da ASINTRAF (Associação Institucional da Agricultura Familiar) de Flor da Serra do Sul, Barracão e Bom Jesus do Sul, comentou sobre a reunião realizada na última quinta-feira, dia 26 de setembro, em Flor da Serra do Sul

Segundo ele, a reunião contou com a participação da Prefeita de Flor da Serra do Sul, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, além do secretário de Administração e assessores jurídicos. O objetivo principal dessa reunião foi discutir e avaliar os pontos principais de uma parceria mais forte e produtiva com o Município. “Em reuniões anteriores, nós já havíamos discutido a ideia de mantermos uma parceria mais efetiva com a atual Administração de Flor da Serra do Sul, pois em administrações passadas essa parceria não foi aceita pelos governantes. Queremos manter esse trabalho para que a ASINTRAF possa crescer mais dentro do Município e contribuir na melhoria da Agricultura Familiar. Ainda temos dificuldades em relação aos associados, pois o número de pessoas que estão participando da Associação ainda é muito pequeno. Mesmo assim, estamos trabalhando por Flor da Serra do Sul, assim como pelos demais municípios integrados à ASINTRAF, com a certeza de que esse esforço renderá bons frutos em breve”.

Durante reunião foram realizados também alguns encaminhamentos específicos para estabelecer a parceria com a Administração de Flor da Serra do Sul. “Agora é necessário apenas que seja feito a parte dos procedimentos legais, ou seja, encaminhamento e criação de projeto, que deverá ser aprovado pelo Legislativo Municipal. Estamos muito confiantes quanto a formulação desse convênio com Flor da Serra do Sul, pois o mesmo será um grande auxiliador na aprovação e execução de projetos que venham de encontro às necessidades da população que vive no meio rural e têm a agricultura familiar como sua principal fonte de renda. Após a criação do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), o encaminhamento de recursos e a construção de casas populares através das esferas governamentais tornaram-se ainda mais fácil, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dos agricultores. Hoje, graças aos R$ 28.500,00 que o governo repassa para a construção de cada casa, através do programa de Habitação Rural, é possível construir uma moradia nova com conforto e segurança”, ressaltou Jandir Rodrigues.

Somente em Flor da Serra do Sul, através da ASINTRAF, já foram construídas mais de 60 moradias no interior do Município. “Essa parceira já deu certo em muitos municípios e torcemos para que funcione também em Flor da Serra do Sul. Acredito que, com mais essa Associação trabalhando em favor dos agricultores, a condição de vida e a estabilidade financeira dos produtores locais será cada dia melhor, afinal, estamos aqui para criar novos projetos que venham de encontro às necessidades do povo que vive no meio rural”, explicou o Presidente da ASINTRAF.

O agricultor que tiver interesse em se inscrever nos programas habitacionais da Associação Institucional da Agricultura Familiar deve se dirigir até a Bicicletaria do Zé, nas quintas-feiras. “Para que o agricultor se inscreva nos programas habitacionais, é necessário que ele possua a documentação pessoal necessária e a escritura do terreno. Para a construção de novas moradias, os agricultores que possuem uma renda anual de até R$ 15 mil recebem R$ 28.500,00 á fundo perdido. Os produtores que possuem renda anual entre R$ 15 mil á R$ 30 mil recebem apenas R$ 7 mil á fundo perdido para a construção de uma nova moradia, sendo o restante do valor financiado em até dez anos. Aqueles que possuem a renda anual acima de R$ 30 mil só conseguem liberação de recursos para a construção de moradia através de financiamento”, enfatizou Jandir Rodrigues.

Existe hoje um grupo que já está sendo beneficiado com a construção de novas moradias através do Programa de Habitação Rural. “São 10 habitações em fase de construção e outras 19 em processo de aprovação e liberação. Após a assinatura do convênio, serão abertas vagas para a criação de um novo grupo que será beneficiado com a construção de suas casas”, ressaltou o Presidente da ASINTRAF.

Segundo Jandir Rodrigues, após a assinatura do convênio, será possível também implantar um programa habitacional para o perímetro urbano de Flor da Serra do Sul. “Vamos nos empenhar muito para que esse convênio seja assinado e traga resultados positivos para o Município. O sistema de enquadramento para a habitação urbana é a mesma da habitação rural, sendo necessários os documentos pessoais e a escritura do lote, observando sempre as faixas de rendimento familiar”, finalizou ele.

A prefeita municipal Lucinda Ribeiro de Lima Rosa enfatizou que vê com bons olhos a parceria com a Assinatraf. “Precisamos unir sempre mais forças para beneficiar nossos agricultores, pois eles são a mola propulsora para o desenvolvimento econômico de nosso Município. Flor da Serra do Sul ainda é essencialmente agrícola e nós, enquanto governantes municipais, precisamos pensar cada dia mais forte nas melhorias que podemos viabilizar para nossos produtores rurais, que merecem todo nosso respeito, carinho e admiração”, sintetizou a Chefe do Executivo Municipal de Flor da Serra do Sul.