Flor das Serra realizou audiência Pública

30 de Maio de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=142&img=01’);”>Flor da Serra do Sul realizou Audiência Pública na manhã de 29 de maio e deu mais uma demonstração de transparência administrativa ao apresentar para os sulflorenses as ações do Executivo e Legislativo.

O ato iniciou com uma carreata pelas ruas da cidade, onde foram expostos os últimos maquinários adquiridos pelo município. Em seguida, no Centro de Eventos, a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores fizeram a prestação de contas referente os quatro primeiros meses de 2009.

O prefeito Paulo Savaris mostrou os dados da Prefeitura e ressaltou que nos últimos anos o município apresentou crescimento das receitas numa média de 8% ao ano e foi com base nestes números que havia sido elaborado o orçamento de 2009.

Com a crise financeira internacional, que ocasionou a queda nas receitas de cerca de R$ 132.000,00, principalmente pela redução dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Flor da Serra precisou se readequar a nova realidade. Mesmo assim, conseguiu ficar dentro das metas fiscais no primeiro quadrimestre de 2009. A projeção era de gastar R$ 2.756.500,00 e foram utilizados R$ 2.753.053,81.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=142&img=02’);”>Paulo explicou sobre cada item das planilhas demonstrativas e destacou o bom relacionamento com a Câmara de Vereadores, que entendeu a necessidade de reduzir despesas facilitando o andamento dos trabalhos. “Cada decisão que a Administração toma gera impacto na vida das pessoas. Se forem boas, todos ganham, mas quando há desvios de conduta, corrupção, e nisso está incluído gastar mal o dinheiro público, o município todo perde” enfatiza o prefeito.

Entre as ações, Paulo falou sobre os projetos realizados e que estão em andamento, como a compra de veículos, máquinas, equipamentos, construção da Clínica da Mulher, Ginásio na linha Tatetos, pavimentação com pedras irregulares e asfáltica e reforma das máquinas.

A Administração trabalha para melhorar as condições de toda a comunidade, tanto do meio rural com melhoria das estradas, programas para a agricultura como Horas Máquinas e Calcário, e na área urbana, com pavimentação, incentivos para geração de emprego e renda, onde recentemente foram adquiridas máquinas destinadas às empresas em sistema de comodato. O prefeito citou como exemplo a produção de leite em 1993 que era de cerca de 1 milhão de litros e hoje já passa dos 10 milhões.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=142&img=03’);”>Savaris lembrou sobre um panfleto distribuído durante a campanha eleitoral, que dizia que Flor da Serra havia recebido nos últimos 16 anos cerca de R$ 15 milhões a mais do que outros municípios como Salgado Filho e Barracão, por causa do ICMS Ecológico. Paulo ressaltou que o mesmo papel não mencionava que Salgado Filho recebia o dobro de repasse do FPM, sem fazer menção a área territorial, estradas, e as ações desenvolvidas em cada município. Por isso, considera relevante as Audiências Públicas para que se possa refletir e para que cada cidadão consciente entenda melhor como está sendo gasto o seu dinheiro.