1ª Corrida entre amigos foi realizada há mais de 30 anos

14 de Outubro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=686&img=01’);”>A primeira corrida entre amigos foi realizada por volta de 1980, em Flor da Serra do Sul. A primeira edição da corrida foi no campo municipal, no antigo Botafogo. A corrida era disputada por um trio de amigos e mais tarde por duplas. “A corrida já era realizada em Francisco Beltrão quando resolvemos fazer também em Flor da Serra” lembra um dos participantes da corrida Elio Bernadon.

No dia em que foi realizada a primeira corrida o tempo não colaborou “mas mesmo assim mais de 800 pessoas lotaram o campo municipal” diz Elio. Os sulflorenses faziam as suas apostas. “50% do valor arrecadado nas apostas era dividido entre o 1º e o 2º ganhador. A outra metade do prêmio era doada ao colégio” afirma Elio Bernadon.

A corrida era realizada depois do desfile cívico de 7 de setembro. O desfile saia, logo pela manhã, do antigo Ginásio Padre Anchieta, onde hoje está localizado o Colégio Barão do Rio Branco. “O desfile das entidades terminava no campo municipal com o discurso de autoridades. Ao meio dia era servido churrasco, à tarde era realizada a corrida” lembra Bernadon.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=686&img=02’);”>Seu Antônio Leal Gross participou da primeira edição da corrida junto com Bom Filho Pascoalotto e João Silva. “Bom Filho venceu a corrida. Devo ter ficado em segundo lugar, mas o importante era participar” diz Antônio.

Participavam da corrida de 15 a 18 trios. “Tínhamos dificuldades em escolher os participantes da corrida. Todo mundo queria participar” lembra Bernadon.

Depois da corrida entre amigos os sulflorenses disputavam uma nova corrida, mas sem aposta: era a corrida no saco de estopa. “Os corredores tinham que segurar o saco de estopa até a cintura. Muita gente caia antes de completar o percurso” lembra Bernadon. O feriado de 7 de setembro terminava para os sulflorenses com uma partida de futebol.