Seguem trabalhos de confecção de silagem

30 de Janeiro de 2019

Como é de praxe, todos os anos entre janeiro e fevereiro acontecem nos municípios da região os trabalhos de confecção de silagem. Em Flor da Serra do Sul não é diferente, a Agricultura é um dos setores que mais movimenta o município e chega a 400 o número de propriedades que trabalham com a produção de leite. Dessa forma é preciso que haja um agendamento e organização do roteiro na hora de começar os trabalhos na propriedade.

“Por isso pedimos que os produtores que precisam das máquinas da Secretaria se organizem e venham até aqui agendar o dia”, destaca o secretário Décio Lubachewiski, popular Kiko.

A produção de silagem é apenas uma das atividades corriqueiras da Secretaria, que tem os trabalhos intensificados nessa época do ano. “Se precisar do auxílio de técnico ele vai até a lavoura, avalia as condições do milho para ajudar a definir a melhor data para a confecção da silagem”, destaca Cézar Zanella Lamera, técnico agropecuário.

A Secretaria de Agricultura disponibiliza o trator, carretão e ensiladeira para auxiliar nos trabalhos. O valor da hora máquina que o produtor paga é R$ 70, e os outros R$ 70 são subsidiados pela Secretaria de Agricultura. “Já nas comunidades em que tem patrulha agrícola eles são responsáveis por organizar os trabalhos e os custos, mas em caso de necessidade os tratores da Secretaria podem dar um auxílio nos trabalhos, especialmente em épocas de pico de produção. Agora, no início de fevereiro é o auge da produção, então as máquinas não param”, explica Cézar.

Pular para o conteúdo