Investindo na Agricultura

23 de Maio de 2019

Flor da Serra adquire novos distribuidores de adubo. As máquinas foram compradas com recursos próprios

Na semana passada o município de Flor da Serra do Sul adquiriu dois distribuidores de adubo orgânico e calcário. As máquinas foram um investimento realizado pela prefeitura, com recursos próprios, no setor da Agricultura e foram adquiridas a R$ 26,7 mil cada.

No início da semana os distribuidores foram levados a campo para auxiliar nos trabalhos do setor, sendo que havia cerca de mil toneladas de adubo para espalhar nas lavouras do interior. Conforme o secretário de agricultura, Kiko Lubachewski, além dos dois distribuidores comprados com recursos da prefeitura, mais três serão adquiridos, através de emenda parlamentar, e devem estar disponíveis no município dentro de 90 dias. “Já foi feito o orçamento, mas ainda não foi licitado. Estamos esperando a liberação da licitação para podermos efetuar a compra do maquinário”, explica.

Kiko explica ainda que ao todo são oito grupos de patrulha mecanizada em Flor da Serra do Sul, sendo que destes, três receberão novos equipamentos. “Como as temporadas da entre safra são em períodos diferentes, os grupos vão repartir o uso de três equipamentos. Os outros dois distribuidores ficarão disponíveis para a Secretária de Agricultura, realizando trabalhos em comunidades que precisarem”, detalha.

O secretário enfatiza ainda que a Secretaria já possuía três distribuidores, e que a associação da linha São João também possuía um. “Um dos três distribuidores que temos na Secretaria irá para leilão, visto que foi comprado em 2013, e já tem seis anos de uso. Dessa forma não se torna mais viável para o município manter o equipamento e arcar com os custos de manutenção. Mas o importante é que onde for preciso realizar serviços a Secretaria vai se organizar para atender a demanda”, finaliza.

Conforme a prefeita Lucinda, os investimentos no setor da Agricultura são constantes no município. “A agricultura, o leite, os grãos, são a base da economia em nosso município. Precisamos realizar investimentos para valorizar nossos produtores e auxiliar cada vez mais no crescimento e fortalecimento da nossa economia”, afirmou.