Flor da Serra conquista a maior nota na história do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental

21 de Outubro de 2020

A nota de 7,13 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) foi obtida através da Prova Brasil, aplicada em 2019 e divulgada no mês passado. Segundo a secretária de educação de Flor da Serra do Sul, Marisa Marta Bertoli Castelli, esta nota coloca Flor da Serra do Sul junto com outros municípios na 13ª maior nota no estado do Paraná. O Paraná tem 399 municípios e o estado registrou aumento na média do IDEB tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

Os pedagogos Vanderi Chorna, Sandra Batistela Camilo e Solange Rombaldi explicam que esta conquista é resultado de um trabalho conjunto entre professores, equipe pedagógica e secretaria municipal de educação. Este trabalho foi possível também pelas mãos das famílias que ao longo de 2019 permitiram e incentivaram os filhos a participar de ações de contraturno preparatórias para a prova Brasil.

Esta conquista de 2019 foi após um trabalho estratégico, que inclui: atividades específicas de português e matemática em sala de aula (usando a mesma metodologia aplicada na Prova Brasil); atividades de contraturno (intensificado leitura e interpretação e compreensão de texto, já em matemática se intensifica a leitura e interpretação de gráfico e tabelas, diferentes metodologias de interpretação de informações, situações envolvendo as quatro operações, raciocínio lógico).

Nesta estratégia também foram aplicados pelos professores regentes e equipe pedagógica os simulados de português e matemática.

Outras disciplinas como: história, geografia, ciências, educação física, artes e inglês também foram trabalhadas: “Nada foi deixado de lado” diz a professora Luciane Ceratti Borges, que atuou como professora de história no ano de 2019.

A secretaria de Educação disponibilizou, material, transporte, e fez todo o investimento que se espera para melhorar os índices de educação do município. “Após a avaliação da Prova Brasil chegamos a fazer passeio e proporcionar sessões de cinema como forma de incentivo as crianças por ter participado, dedicar tempo, e por termos 100% de frequência dos 71 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas Nossa Senhora da Glória e Alice Rubim Bernardi

“Nada disto é possível sem que tenhamos professores preparados e aqui enfatizo que é preciso termos professores preparados desde a base” afirma a secretária de educação Marisa Castelli explicando que é fundamental valorizar a primeira infância (ludicidade, brincadeira, raciocínio, imaginação) e posteriormente trabalhar bem o processo de alfabetização.

Em 2012 Flor da Serra do Sul implantou um programa de Formação Continuada para os professores, a partir de 2019 esta formação foi instituída obrigatoriamente na rede municipal. A Formação Continuada parte do pressuposto de trazer sentidos e significados para prática docente, resinificando práticas inovadoras, incentivando professores a trabalhar metodologias diferenciadas, sem deixar de lado o cunho teórico, sob o tripé: teoria/prática/teoria.

A pedagoga Solange lembra de uma fala da aluna Isabeli Muczinski num dos simulados realizado em 2019. “Faltava poucos minutos para encerrar a prova e eu falei pra aluna chutar, não ia dar tempo. Ela me respondeu: ‘não posso chutar, o professor me disse que precisamos encontrar uma lógica para a resposta’. Fiquei feliz. Aquela resposta me fez perceber que o nosso trabalho valeu a pena”, frisa.

A nota obtida pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental é a melhor em toda a trajetória educacional do município.

2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019
3.8 5.3 6.7 6.9 6.3 6.4 6.2 7.1

A prefeita do município, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, parabeniza toda a equipe da Educação. “Lembro que ano passado cobrei muito dos nossos professores e pedagogos que conseguíssemos melhorar nossa nota. Felizmente conseguimos. Mas esta não é uma conquista só da minha gestão, é uma conquista de todos, do município de Flor da Serra do Sul, especialmente dos professores e equipe. Lembro que entre os 399 municípios do Paraná, Flor da Serra do Sul está entre aqueles que mais valoriza seus professores”, finaliza.

Divulgação:

Alunos do 5º ano das escolas Nossa Senhora da Glória e Alice Rubim Bernardi em evento do Proerd realizado em 2019 no CTG Sinuelo da Serra

Mérito a quem tem mérito

Essa conquista é coletiva, e representa empenho e dedicação de todos os profissionais da área da educação, em especial os professores regentes, professores das disciplinas específicas, equipe pedagógica e aos educandos:

Antonio Carlos Ramos Ardenghi

Bruno Henrique Pazolini

Carlos Eduardo Benedete Guedes

David Caua Carvalho

Debora Dos Santos Dal Magro

Eduardo Rabb Da Silva Rosa

Emanuelly Chorna

Evelyn Eduarda Silveira Horst

Gabriel Siberino Duarte

Guilherme Antonio Martinelli Dos Santos

Jonas Borges Da Rosa

Maira Antunes Zuquetto

Maiza Da Silva Jesus Siqueira

Maria Eduarda Antonelli Testa

Natielly Vitoria Bleich

Rubia Dolesque Lopes

Sibelly Ramos Ardenghi

Vitor Gabriel Carloto

Yasmin Andreghetto

Zidani Santiago Da Silveira

Maria Vitoria Fernandes Giombelli

Adão Junior Pallas

Ana Paula Aparecida Fragata Alexandre

Anderson De Paulus

Cassio Raieski Cipriano

Gabrieli Dias Da Maia

Iasmim Schwingel Rodrigues

Joao Pedro Sandrin

Kauã Gabriel Mantelli

Ketlyn Vitoria Ribeiro Dos Santos

Larissa Palinski

Luiz Enrique Rodrigues Zuse

Maria Eduarda Giordani

Maria Eduarda Sandrin

Vanessa Antunes De Lara

Welinton Fortes Da Silva

Maria Eduarda Antunes Medeiros

Vitor Dietrich

Cassio Raieski Cipriano

Brayam Gonçalves Bleich

Bruno Kauan Ferrarini

Jabis Horst

Joao Pedro Todescatto Ferrari

Luiz Eduardo Alves Silveira

Marco Antonio Mantovani

Marcos Matias Dos Santos

Maria Emilia Gomes

Nicoly Cristina Ferreira Silveira

Nycolas Chiesa Walkoviski

Rafael Maleski

Raissa Farias

Roberta Sommer

Samuel Porto

Sophia Alves Zandona

Vagner Luis Barbosa Da Silva

Vinicius Teixeira Da Veiga

Vitor Dietrich

Silvia Aparecida Rodrigues

Angelina Naiara Ibanez Dos Santos

Nicoly Cristina Ferreira Silveira

Alisson Cavalli

Dafny Vitoria Copatti Furlani

Elianara Ragazzon Andrade

Emilly Lais Fantinelli

Erick Gasparetto

Fabricio Segala

Isabeli Fantim Muczinski

Luis Felipe Poltronieri

Maisa Schneider

Robert Eduardo Soero

Samuel Ferreira Dutra

Bruna Vitoria Ribeiro Venson

Lucimara Correia Brisola

Professores Regentes:

Celito Corlassoli

Fernanda Batisti

Noeli Quell dos Santos

Margarete Bianchetto dos Santos

Professores das disciplinas específicas:

Lusalene Tortora Chorna

Maira Regina Schauss

Jeisebel Falinski

Vanduir Luiz Bortolini

Francione de Góes

Iliane de F. Tavares dos Santos

Iliana Rodrigues Ferazzo

Elaine Vaz Rossetto

Luciane Cerati Borges

Direção:

Ênio Machado

Roselei de Fátima Gnoatto

Alécio Cerati

Pedagogos/as

Vanderlei Chorna

Sandra Fatima  Batistela Camillo

Solange Rippel Rombaldi

Pular para o conteúdo