Escola realiza Feira do Livro

18 de Abril de 2019

A ação aconteceu na semana passada organizada pela escola Nossa Senhora da Glória de Flor da Serra do Sul

No início do mês foi realizada em Flor da Serra do Sul mais uma edição da Feira do Livro. O evento foi organizado pela escola Nossa Senhora da Glória, que é coordenada pelo professor Enio Machado, e contou com a participação de toda a comunidade escolar.

A abertura foi realizada na biblioteca municipal, onde os livros para a venda foram expostos, como forma de chamar atenção da população para o evento. Ao longo do restante da semana a feira aconteceu na escola, onde os livros foram expostos. Os valores variavam de R$ 2 a até R$ 50. “O lucro que a escola conseguiu foi pego em livros para reabastecermos a nossa biblioteca, afinal temos muitos alunos que gostam de ler além do conteúdo didático. Temos um bom acervo com investimento da prefeitura, mas com o manuseio dos livros eles vão se desgastando e precisam ser repostos”, explica Enio.

Além disso, a feira é uma forma de incentivar os pais a participarem mais do ambiente escolar. “Não queremos apenas as crianças, queremos os pais cada vez mais participativos e atuantes nas atividades escolares”, destaca.

Os livros ficaram expostos em uma sala decorada na escola, sendo que o projeto de incentivo à leitura será continuado, se estendendo ao longo do ano, incluindo a interpretação e dramatização de histórias por parte dos alunos. “Com a feira percebemos os pais mais próximos da escola. Nós não temos queixas, sempre que são chamados os pais comparecem, mas a feira é um evento diferenciado, um momento mais descontraído para os pais participarem com a gente”, salienta.

Enio enfatiza que o incentivo à leitura é o principal objetivo da Feira. “O Enem por exemplo é uma prova que exige muita interpretação de texto. O Governo do Estado instituiu agora a Prova Paraná, que será bimestral, além das avaliações que fazemos a nível de Brasil. Então são todas avaliações pelas quais os alunos precisam passar tem como base fundamental a interpretação do texto, das questões, ou seja, o aluno precisa ler e saber interpretar. Hoje isso é uma necessidade, e é algo que precisa ser trabalhado desde a base”, enfatiza.