Educação se prepara para a volta às aulas

05 de Fevereiro de 2019

Desde o dia 7 de janeiro a equipe da Secretaria de Educação de Flor da Serra do Sul se prepara para deixar tudo organizado no começo do ano letivo. O retorno dos alunos da rede municipal e também da rede estadual, acontece na quinta-feira da semana que vem, dia 14, com o início do ano letivo.

Conforme o secretário de Educação, Doalsei Caragnatto, este é um período de bastante trabalho no setor. “Temos toda a questão de fechamento das turmas, organização dos colégios, dos sistemas, realização da distribuição de aulas, organização dos roteiros do transporte escolar e de faculdade e muito mais. Tudo isso deve ser pensado e efetivado antes do começo das aulas para que quando os alunos voltarem esteja tudo preparado para fluir normalmente”, afirma.

Além de toda a questão do planejamento, nesse começo de ano as salas de aula do colégio Glória e algumas do Tatetos receberam carteiras e cadeiras novas. Foi aproximadamente R$ 70 mil de investimento com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os materiais novos foram colocados nas salas de aula, e na semana passada a prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, acompanhada pelo vice-prefeito Alcenir Rimoldi e equipe da educação fizeram uma visita nas escolas. “Está tudo muito bonito e organizado, nossas escolas estão prontas para Recber muito bem os alunos que voltam de férias na próxima semana”, afirmou a prefeita.

Sobre o transporte escolar Doalsei explica que seguirá como no ano passado, tendo as mesmas linhas e trajetos, com poucas alterações. O secretário acompanhou o trajeto do transporte escolar junto com os motoristas para conhecer a realidade de cada comunidade. “Isso é algo muito importante, por que como vou atender bem ao aluno e seus pais se eu não conheço a realidade deles? Por isso é preciso que a gente conheça a realidade do aluno, pra poder suprir a necessidade que se tem da melhor forma possível”, salienta.

Para este ano Doalsei destaca que a prioridade segue sendo o aluno. “Se o aluno está bem, consegue ir bem na aula, os demais (pais e professores) vão acompanhando esse ritmo, por que tudo gira em torno do aluno”, afirma.

Quanto às novidades, Doalsei afirma que a Secretaria de Educação vai buscar a instalação de câmeras de segurança nas escolas e salas de aula. “Futuramente queremos acrescentar isso para segurança do aluno e do professor também. É uma forma de aumentar a transparência sobre o trabalho realizado na rede de educação, para que em caso de necessidade possamos averiguar as imagens e ver o que aconteceu”, justifica.

A distribuição das aulas foi na terça feira dia 5. Já nos dias 11, 12 e 13 acontece a formação e o planejamento para o ano e no dia 14 iniciam as aulas. Doalsei salienta que aos pais e professores a Secretaria de Educação está sempre de portas abertas para atender e ouvir sugestões, críticas, estando aberto ao diálogo sempre. “Conversar é sempre a melhor forma para encontrarmos as melhores soluções”, finaliza.