Campanha contra a Brucelose

10 de Abril de 2019

No dia 2 desse mês iniciou a campanha contra a Brucelose no município de Flor da Serra do Sul

A Brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem. A presença desta enfermidade leva a quebra na produtividade de leite dos animais e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional. 

Realizar a vacina contra a brucelose é obrigatória no Estado do Paraná. “O produtor que precisa tirar GTA, por exemplo, deve apresentar o laudo em relação dos animais que ele tenha na propriedade, para que na hora que o profissional do estado vier, ele tenha os animais vacinados”, destaca o veterinário da Secretaria de Agricultura do município, Valmor Felipe Júnior.

A vacina em bezerras bovinas e bubalinas deve ser entre 3 e 8 meses de idade. Segundo a lei nacional, se existir algum caso positivo o animal é sacrificado. “Então a campanha é realizada em janeiro, abril e agosto de cada ano. O produtor precisa vim até a secretária e dar o nome que quando formos até na comunidade realizaremos a aplicação da vacina. O custo que o produtor tem é a despesa da compra da vacina” continua.

Em Flor da Serra, segundo os exames apresentados na Secretaria, nenhum animal apresentou Brucelose nos últimos anos. “A propriedade é considerada livre da doença se tiver a vacinação e os animais não apresentarem nenhum sintoma em três exames realizados consecutivamente”, detalha.

Pular para o conteúdo