Apae contará com Equoterapia

27 de Março de 2019

A escola Flor da Vida recebeu como doação dois pôneis que serão utilizados nas atividades com os alunos

A Apae Flor da Vida, de Flor da Serra do Sul, recebeu como doação do médico Silvio Neugebauer dois pôneis que devem ser utilizados para a prática de equoterapia com os alunos. O médico, que atua há mais de 25 anos no município, e é criador de pôneis, fechou essa parceria com a Apae há algumas semanas.

O trabalho de equoterapia deve iniciar assim que o profissional responsável por trabalhar com os animais for contratada. “Temos uma fisioterapeuta aqui no município que realizou o curso de equoterapia em Brasília. Queremos começar o quanto antes, só precisamos resolver a questão burocrática da contratação. A ideia é até a metade do ano já iniciar com as atividades, atendendo alunos da Apae de Flor da Serra do Sul e Palma Sola”, explica a diretora da Apae, Elizabete Caron.

Os animais ficarão em uma propriedade de Flor da Serra do Sul, do Sadi Pimentel, onde haverá uma pessoa responsável pelo cuidado, trato e doma. Depois a ideia é fechar uma parceria com o CTG para que as aulas possam acontecer no pátio. “O Juliano Burati, aqui de Flor da Serra do Sul, é domador de cavalos, e esperamos que ele fique responsável em manter os pôneis dóceis para receber os nossos alunos”, detalha Bete.

Além disso, o que também está se buscando é ampliar a parceria entre as duas Apaes, para que os alunos de Flor da Serra do Sul possam fazer hidroginástica na piscina da Apae de Palma Sola. “A partir de abril deveremos começar a levar nossos alunos até lá, um dia por semana. Não haverá custo para nós, é um serviço que a Apae de Palma Sola tem e está a disposição dos nossos alunos a partir de agora”, enfatiza Bete.

O que é equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo ou pônei dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Quando a criança está em cima do cavalo, ela percebe o movimento do animal e o corpo gera adaptações, a maioria delas é relacionada ao equilíbrio, tônus muscular, flexibilidade e força, gerando um aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Para desenvolver as habilidades dos pacientes, os exercícios devem ser realizados em contato com a natureza. Segundo especialistas, os resultados são rapidamente percebidos. Além de ajudar a desenvolver habilidades motoras, o tratamento também é indicado para quem tem transtornos psiquiátricos ou de comportamento, como o autismo.

Pular para o conteúdo