Parque Temático conta a história do Paraná

18 de Outubro de 2011

Mais de 900 alunos de Flor da Serra do Sul viram a história do Paraná representada dentro de um ônibus. O Parque Temático Brasil da Colonização chegou em Flor da Serra do Sul no último dia 10. A estudante Vitória Poliana Mieris conheceu a história da colonização do Paraná além dos livros de História.  “Foi uma aula de História diferente. Uma aula dentro de um ônibus com maquetes em movimento” diz.



Os alunos embarcaram em uma viagem rumo ao passado com bonecos que representavam os operários na construção das primeiras ferrovias. “Os alunos viram como foi a construção da primeira ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba. Hoje a ferrovia ainda existe e além de cargas transporta pessoas a passeio” afirma  a diretora do departamento de educação ambiental, Liane Sustakowski.



O ônibus que veio de Marmeleiro percorre o Oeste de Santa Catarina e todo Paraná para manter viva a história da colonização. “Vimos também como se deu a invenção da energia elétrica. Fatos que contribuíram para o desenvolvimento do Estado do Paraná” diz Vitória.
A exposição mostrou como era o meio ambiente quando se deu inicio a derrubada das árvores para dar lugar ao plantio. “O trabalho de colonização era feito manual como também o trabalho das serrarias que cortavam a madeira utilizando serrotes” diz Liane.
Segundo Liane, a exposição faz parte do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo município. “O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria de Educação. Pela primeira vez trouxemos o Parque Temático para Flor da Serra do Sul” finaliza Liane.

Pular para o conteúdo