FSSul recebe a visita do IAP

06 de Dezembro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=715&img=01’);”>O município de Flor da Serra do Sul recebeu a visita do IAP (Instituo Ambiental do Paraná) no último dia 29. Segundo a diretora do departamento de Educação Ambiental, Liane Sustakowski, o IAP esteve no município para ver o trabalho que foi desenvolvido durante o ano. “Conseguimos atingir as nossas principais metas. Fizemos caminhadas ecológicas e estufas nos colégios. O objetivo é incentivar as crianças a cuidar do meio ambiente desde cedo” diz Liane.

Esse ano o trabalho de cercas teve que ser interrompido. “Aguardamos a decisão do código florestal para saber se a área de preservação ambiental deverá ser de 15 ou 30 metros a margem dos rios” explica Liane.

Segundo Liane, a Secretaria do Meio Ambiente espera alcançar nota 9 na próxima avaliação da Câmara Técnica. A Câmara Técnica avalia os trabalhos de preservação ambiental desenvolvidos no município. Na última avaliação o município recebeu nota 8.1.

ICMS Ecológico
Grande parte de Flor da Serra está localizada dentro de mananciais que abastecem a população de Francisco Beltrão e Salgado Filho. Devido a grande quantia de nascentes em algumas áreas do Paraná, foi criada uma lei para restringir o uso da ocupação do solo pela indústria. A lei impede, por exemplo, a instalação de frigoríficos em Flor da Serra do Sul. Assim o município recebe ICMS Ecológico como uma medida compensatória. O valor gira em torno de R$ 1 milhão por ano e é investido em Educação, Saúde, Agricultura e repartido entre outras secretarias.