Fontes e abastecedouros são protegidos em FSSul

09 de Outubro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=258&img=01’);”>Instalação de cercas para a proteção de abastecedouros e fontes do interior, e plantio de mudas nativas em reservas legais do município, são medidas tomadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Flor da Serra do Sul.



O chefe do departamento, Moacir Fernandes de Oliveira, que coordena e dá andamento aos programas, revela que de março até agora, mais de 10 mil metros de cerca já foram feitos para proteger os abastecedouros e fontes, através de recursos do ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recebido pela prefeitura.
“Como aqui nascem os principais afluentes que desembocam no Rio Marrecas, o governo do estado repassa um valor X [aproximadamente R$ 1 milhão] para que até o final do ano se cumpram algumas etapas, entre elas a etapa de proteção das fontes” esclarece Oliveira.



Uma das medidas consiste em proteger a fonte para que a água da chuva não leve terra até ela. Dentre as mudas nativas que estão sendo plantadas estão: angico, cedro, pitanga, cereja, guabiju, grápia, pinheiro e araucária. Entre março e setembro, foram plantadas trinta mil novas mudas.



Os agricultores do município são beneficiados sem que lhes seja cobrado absolutamente nada. Aqueles que tiverem nascentes em suas propriedades e ainda não estiverem sendo atendidos, podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para que a preservação do local seja feita.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=258&img=01’);”>

Pular para o conteúdo