Administração de Flor da Serra do Sul realiza Conferência Municipal da Educação

03 de Julho de 2013


Em entrevista ao Jornal Tribuna Regional, Secretária de Educação de Flor da Serra do Sul, Inês Pazzolini, comenta sobre realização da Conferência Municipal da Educação, que aconteceu na última sexta-feira, dia 28 de junho


 


 Segundo ela, o objetivo da Conferência é discutir os diversos temas educacionais do Município, dando oportunidade aos presentes para que exponham suas ideias. “Nós contamos com a presença da população, entre pais, alunos, professores, entidades e funcionários públicos. Existe uma preocupação muito grande em termos educacionais dentro de Flor da Serra do Sul, uma vez que, mesmo trabalhando intensamente, continuamos encontrando desafios pelo caminho, que atrapalham a projeção e execução dos projetos. Nós, como dirigentes municipais da educação, temos o dever de discutir, questionar e avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido aos nossos alunos dentro da sala de aula”.


 


=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=832&img=01’);”>Durante a Conferência foram discutidas ações e projetos que, em breve, vão contribuir na melhoria e no desenvolvimento da educação de Flor da Serra do Sul.  “Nós precisamos agir para que a educação de qualidade continue existindo no nosso Município. Algumas mudanças já são perceptíveis, graças ao esforço e a dedicação dos profissionais que atuam nessa área, mas não podemos para por aí. Todos sabem que, sem uma boa educação, ninguém chega a lugar algum”, ressaltou a Secretária.


Na questão física, a educação de Flor da Serra do Sul encontra-se estável, sem grandes problemas. “Ainda não é o ideal, mas estamos trabalhando para que possamos dar aos alunos e professores uma boa estrutura física, que ofereça ainda mais conforto e segurança aos mesmos. Este ano nós conseguimos equipar as escolas com materiais de qualidade, tanto recursos físicos como pedagógicos. Hoje, todas as escolas contam com uma equipe responsável de professores, diretores e pedagogos, que acompanham e auxiliam de perto os nossos alunos. Acredito que, nesses seis meses de trabalho, muitas melhorias foram feitas dentro da educação, e isso nos incentiva a dar continuidade nesse trabalho. Nós estamos disponibilizando um corpo docente com formação contínua, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que está auxiliando os professores de 1ª a 5ª séries, que trabalham muito em cima da alfabetização total de seus alunos”, enfatizou Inês Pazzolini.


Durante o evento também foi realizada uma palestra para abordar assuntos importantes, como a deficiência que o Brasil ainda sofre com a falta de um Plano Nacional de Educação. “A palestra foi ministrada pelo educador Dirceu Ruaro, do município de Vitorino, que veio exclusivamente para participar do evento e expor suas ideias sobre a qualidade da educação em todos os níveis. Um dos assuntos mais importantes abordado por ele foi o Pacto Nacional da Educação que, infelizmente, ainda não passou pela aprovação do Congresso Nacional, dificultando a execução de projetos que poderiam melhorar a qualidade da educação no Brasil”, ressaltou ela.


A Secretária destacou também que o Setor de Educação possui projetos futuros, que devem auxiliar na melhoria da qualidade de ensino. “Nós temos muitos planos, em conjunto com a equipe do Executivo e do Legislativo Municipal, para melhorar a educação dentro de Flor da Serra do Sul. Tenho muito orgulho de estar á frente da Secretaria de Educação e, como educadora nesse Município há mais de 20 anos, tenho a dizer que a nossa maior prioridade é oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos, trazendo para dentro da sala de aula novas técnicas de ensino, que cativem os alunos e despertem neles a vontade de aprender. É por isso que estamos buscando, junto ao Governo Federal, projetos de melhoria das estruturas físicas, para que possamos oferecer mais conforto aos nossos alunos. Nós temos uma creche dentro do Município sem espaço suficiente para atendermos a demanda de crianças que estão matriculadas, necessitando urgentemente de uma ampliação da estrutura física. Nós fizemos também um pedido de recursos para a construção de uma nova escola na Linha Tatetos e de uma escola básica de educação especial, e esperamos que o nosso anseio seja atendido em breve”.


Nós próximos dias, será iniciada a reforma da escola da Comunidade Rio Verde, para que os alunos possam desfrutar de um espaço mais amplo e seguro.


Hoje, uma das maiores preocupações do Setor de Educação é a integração da família na escola. “Nós estamos trabalhando muito nessa questão, pois a maioria dos pais não está mais fazendo o acompanhamento devido dos seus filhos na escola, o que nos preocupa. Mesmo assim, existem famílias que acompanham rigorosamente o trabalho desenvolvido pelos filhos dentro da escola. Isso é a prova de que, mesmo com tantas tecnologias e maneiras mais rápidas de se comunicar, algumas famílias preferem acompanhar pessoalmente seu filho nos estudos”, comentou a Secretária.


PRESIDENTE DO LEGISLATIVO MUNICIPAL


Na oportunidade, o Presidente do Legislativo de Flor da Serra do Sul, Alcenir ‘Ceni’ Rimoldi, comentou sobre a realização Conferência Municipal de Educação. “Nós da Câmara Municipal estamos acompanhando de perto os trabalhos de todos os setores da Administração Municipal. Acredito que a educação é fundamental para o progresso de uma pessoa. Nós precisamos investir sempre mais na educação e oferecermos um ensino de qualidade para os nossos alunos. Assim, vamos dar um futuro melhor aos nossos filhos e um maior desenvolvimento para o País”.


O Presidente da Casa de Leis destacou também que o legislativo está de portas abertas para ouvir e avaliar as ideias e projetos que envolvem a melhoria da educação em Flor da Serra do Sul. “É muito importante que não só o Legislativo, mas toda a equipe administrativa esteja de portas abertas para ideias que visem melhorias no ensino. Todos estão lutando por essas melhorias, e vamos continuar trabalhando lado a lado com a educação, apoiando e incentivando os profissionais da área”, finalizou ele.


VICE PREFEITO E PREFEITO EM EXERCÍCIO DO MUNICÍPIO


O Vice-prefeito de Flor da Serra do Sul e prefeito em exercício, Flávio Griebeler, que também participou da Conferência, avaliou o evento e a participação dos presentes, além de comentar á respeito da atenção especial que a Administração Municipal está dando à Educação. “A Conferência da Educação é de grande valia, pois é durante esse evento que os nossos profissionais da área, juntamente com a equipe do Setor de educação, expõem os problemas e as melhorias que estão acontecendo dentro das escolas. Nós realizamos esse evento para que possamos discutir, avaliar e definir as principais mudanças e dificuldades da educação dentro do nosso Município, que serão apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional de Educação. A participação do poder público em eventos que envolvem a educação é de extrema importância, pois demonstra o quanto os gestores estão preocupados com o desenvolvimento da mesma e com a melhoria na qualidade do ensino. Quero dizer que a Administração está atenta e sensível para receber novos projetos, ideias e programas que possam contribuir nessa luta pela melhoria da educação em Flor da Serra do Sul”, ressaltou ele.


Segundo Flávio Griebeler, é perceptível, dentro do Município, a participação e colaboração dos professores com os projetos que envolvem a educação, facilitando o desenvolvimento, aprovação e execução dos mesmos. “A Administração Municipal está dando prioridade á educação. Sabemos que os professores necessitam de ajuda, e vamos dar a eles todo o apoio necessário, para que possamos fazer da educação de Flor da Serra do Sul uma referência de qualidade na região”.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=832&img=01’);”>





=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=832&img=01’);”>

Pular para o conteúdo