Reunião conjunta em Flor da Serra do Sul
Publicado em 12 de janeiro de 2009 às 12:00Última atualização em 12 de janeiro de 2009 às 12:00
rel=prettyPhoto
Estiveram presentes vereadores, representante da Emater, Cooper São Miguel do Rio Verde, DERAL (Departamento de Economia Rural), CSA (Conselho de Sanidade Animal), Sicoob, vice-prefeito, agricultores e lideranças do município.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ênio Machado, destacou que os pedidos do Proagro não dependem da decretação de estado de emergência. Exemplificou: “havendo 20 ou 30 pedidos do seguro, o fiscal da empresa responsável vem e faz a vistoria. Sendo constatado perda de 35%, o agricultor recebe o seguro.” Durante a reunião, os presentes demonstraram a intenção de acionar imediatamente o Proagro.
O decreto pode auxiliar principalmente o agricultor que plantou sem financiamento e perdeu tudo. “Neste caso, ele tem um instrumento a mais para ser reconhecido pelo banco, pois se o município decretou estado de emergência é sinal de que foi afetado pela estiagem,” declara Ênio.
Financiamentos e Proagro
O vice-prefeito, Josemar Tomazzini, repassou os dados dos financiamentos e disse que até o momento os pedidos de Proagro são de 25%. Tomazzini destacou que pelo número de pedidos do seguro, a porcentagem não chega ao que se comenta, mas que nos próximos dias pode aumentar, porque os agricultores continuam solicitando os seguros.
Dentre as reivindicações e propostas apresentadas destaca-se a urgência na liberação dos Proagos para que os produtores possam utilizar o pouco que resta das lavouras de milho para fazer silagem. A produção de milho (plantada no sedo) foi a mais atingida e economicamente tornou-se inviável a sua venda. Produtores procuram acionar o seguro para poder fazer silagem deste milho, levando em consideração que a pecuária leiteira também sofreu grandes perdas com a estiagem dos últimos meses.
Reunião da ACAMSOP em Nova Prata do Iguaçu
Os pedidos de cada município foram entregues para a ACAMSOP dia 17 de janeiro, durante a reunião com os presidentes de Câmara de Vereadores, em Nova Prata do Iguaçu. Um documento com as propostas deve ser entregue para os governos Federal e Estadual no máximo em 20 dias.
Das 27 câmaras de Vereadores que fazem parte da ACAMSOP, 23 participaram da reunião e três não compareceram, mas enviaram documento justificando a ausência juntamente com as reivindicações. Na avaliação dos presentes, as reuniões nos municípios foram positivas e serviram para entender melhor a realidade local.
BOX:
Os números dos financiamentos
Banco Sicoob 65 contratos e 23 pedidos do Proagro em FSS
Banco Cresol 100 contratos e 20 pedidos do Proagro em FSS
Banco do Brasil 260 contratos e 70 pedidos do Proagro em FSS e Palma Sola