Participantes da Amostra da Terneira recebem orientações

16 de Novembro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=704&img=01’);”>Oito produtores de leite de Flor da Serra do Sul participaram de um curso que mostrou ao produtor como preparar o animal para a 1ª Amostra da Terneira. O curso foi ministrado do dia 24 a26 de outubro. “Com o curso aprendi como tratar bem a terneira e ficar atento a alguns detalhes que serão avaliados pelo juiz no dia da amostra” diz o produtor de leite, José Milkilwicz, da Linha Gaúcha.



O produtor inscreveu quatro animais na amostra.  Hoje o leite é a principal atividade da propriedade de seu José: são quase 6 mil litros de leite todo o mês. “O curso e a participação na amostra é uma oportunidade para melhorar o manejo e aumentar a produção leiteira” afirma.



Segundo a engenheira agrônoma, Sônia Toigo, no dia da amostra serão avaliadas as características que mostram se o animal é ou não um bom produtor de leite. “Uma característica que será levada em consideração é a profundidade: quanto mais para baixo ficar a barriga do animal melhor. Isso significa que o animal pode comer mais e como consequência haverá uma maior produção de leite” explica a engenheira agrônoma.


Outra característica que será observada pelo juiz são as pernas dos animais. “As pernas das terneiras não podem ser muito retas ou muito tortas. As pernas são fatores que influenciam na busca do alimento” salienta Sônia. Os produtores também receberam orientações de como apresentar a terneira na pista para o juiz visualizar as características do animal.


Nos dois últimos dias de curso, os produtores receberam orientações nas propriedades. Os animais foram lavados, secados e tosquiados. A 1ª Amostra da Terneira ocorre nos dias 1º e 2 de dezembro, em Flor da Serra do Sul.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=704&img=01’);”>

Pular para o conteúdo