Inseminação quer melhorar o plantel leiteiro

07 de Maio de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=613&img=01’);”>A prefeitura de Flor da Serra do Sul recebeu mais dois botijões de sêmen na última semana. Um botijão ficará na secretaria de Agricultura para repassar os sêmens para os oitos inseminadores que atendem os produtores do município. Outro botijão será destinado a Linha Arroio das Cruzes. Segundo o veterinário Valmor Felipe Júnior, a prefeitura disponibiliza além do sêmen, luvas e nitrogênio para incentivar a inseminação. O produtor paga apenas o deslocamento e o serviço do inseminador que varia de R$ 10 a R$ 15.

Segundo Valmor a inseminação traz mais vantagens do que um touro em uma propriedade. “No lugar de um touro você alimenta três vacas e aumenta a produção leiteira da propriedade” explica. Com a inseminação há também o melhoramento genético. “Se a vaca apresenta problemas nos tetos será implantado um sêmen específico para a bezerra não nascer com essa característica” explica o veterinário. O produtor Valcir Andreghetto há dois anos não tem mais touros em sua propriedade. “Com a inseminação eu posso escolher a raça que eu quero. Sem falar que não tenho mais o touro que oferece riscos para quem cuida” diz Valcir.

Os sêmens doados pela prefeitura são da raça gersey, holandês, Pardo Suíço e Gir. A raça é indicada conforme o terreno da propriedade do produtor. “Se o terreno é plaino e há abundância de pasto a raça indicada é a holandês. Quando o terreno apresenta morros, a vaca precisa ser mais leve e orienta-se que o produtor opte pela raça gersey” explica o veterinário Valmor Felipe Júnior.

Para fazer a inseminação o produtor precisa ficar atento. A inseminação deve ser feita 60 dias após o parto. No ano passado foram feitos 1050 inseminações no município. “Temos um rebanho de mais de 16 mil cabeças. Queremos aumentar o número de inseminações, estamos trabalhando para conscientizar o produtor” diz Valmor. O produtor Valcir já sabe que a inseminação trás mais benefícios a sua propriedade. “No lugar de um touro posso aumentar o número de vacas e consequentemente a produção leiteira” finaliza.