FSSul realiza a 1ª Amostra da Bezerra

15 de Dezembro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=720&img=01’);”>A 1ª Feira da Bezerra realizada no dia 1º e 2 abriu as comemorações de aniversário dos 19 anos de Flor da Serra do Sul. O objetivo da amostra foi melhorar a criação das bezerras no município. Os vencedores das três categorias da Raça Jersey e Holandesa receberam troféus e rações. A grande campeã, a bezerra holandesa do produtor Jolvani Xavier, ganhou 20 doses de sêmen e uma transferência de embrião.

Cerca de 300 pessoas participaram da amostra. No dia 1º, os sulflorenses puderam assistir à palestra sobre fabricação de feno e de pré-parto. No dia 2, o palestrante Marcelo Zanata mostrou aos produtores como criar bezerras saudáveis. “O colostro é fundamental na criação das bezerras. As bezerras só podem se alimentar com o pasto verde e a silagem a partir dos quatro meses, quando o animal passa a ser um ruminante” explica o médico veterinário, Valmor Felipe Júnior.

Segundo Valmor, quando a bezerra não é criada adequadamente ela tem a primeira lactação atrasada. “A bezerra quando bem criada pode receber a primeira inseminação com 15 meses. Mas em Flor da Serra do Sul muitas bezerras são enxertadas com 25 meses. Em média estamos deixando de ganhar uma lactação” afirma o médico veterinário.
Na palestra voltada a nutrição de bovinos leiteiros, os produtores aprenderam a fazer um planejamento na propriedade nas épocas em que o pasto é escasso. Os produtores também receberam orientações de como adaptar as vacas a um novo alimento.

Meses antes da amostra, os 11 produtores participantes receberam orientações de como apresentar o animal na pista para avaliação, e de como manter o peso da bezerra exigido, até a data da amostra. Para o próximo ano, a Secretaria de Agricultura espera que 25 produtores participem da 2ª Feira da Bezerra.

Confira abaixo a colocação dos produtores por categoria:

Categoria de 2 a 6 meses – Raça Jersey
2º José Milkiewisc