Flor da Serra do Sul: lideranças visitam frigoríficos de peixe em Toledo e Cascavel para buscar novos conhecimentos na área da piscicultura

28 de Agosto de 2017

A visita aos frigoríficos em Toledo e Cascavel foi feita pelo Secretário de Agricultura ‘Kiko’ Lubachewiski, acompanhado do Representante da EMATER Lucas e do Vice-prefeito Alcenir Rimoldi

Secretário de Agricultura de Flor da Serra do Sul, ‘Kiko’ Lubachewski, falou sobre a visita realizada aos frigoríficos de peixe em Toledo e Cascavel. “Visitamos essas indústrias juntamente com o Representante da EMATER de Flor da Serra do Sul e o Vice-prefeito Alcenir Rimoldi, com o objetivo de adquirir novos conhecimentos sobre a técnica de produção e industrialização dos peixes nos frigoríficos, especialmente das tilápias, uma espécie com facilidades na sua criação. Durante a viagem, conhecemos frigoríficos de pequeno porte, que atendem apenas um município, e de grande porte, que abastecem comércios de todo o Brasil. Decidimos visitar essas indústrias porque muitos agricultores de Flor da Serra do Sul pedem projetos e investimentos na área da piscicultura, e vimos nessa produção para frigoríficos uma alternativa viável, e com bom retorno financeiro, para atender à solicitação dos munícipes”.

De acordo com o Secretário, informações importantes sobre a produção do peixe e sua respectiva industrialização foram obtidas durante a visita aos frigoríficos. “Foi um momento de grandes conhecimentos para a nossa equipe. Aprendemos muito sobre a piscicultura, já que essa é uma área pouco trabalhada, até agora, em Flor da Serra. Voltamos com muitas informações importantes para serem repassadas aos nossos agricultores que tem o interesse em partir para esse meio de produção. Temos muitos açudes e água de sobra em nosso município, o que viabilizaria a prática”.

A questão principal a ser tratada, caso exista o interesse de produção pra frigoríficos, é a logística local. “Precisamos buscar recursos, juntamente com outros municípios interessados ou através de consórcios, para a construção de um frigorífico de peixes na nossa região. Hoje, é inviável transportarmos a produção até Cascavel ou Toledo para que o peixe possa ser industrializado e, posteriormente, comercializado. Não adianta investirmos e iniciarmos a produção se não temos uma indústria para onde o produto possa ser enviado. Vamos, inicialmente, estudar o projeto, seus benefícios e sua viabilidade, para que possamos apresentar a ideia aos agricultores e também para outros municípios da região que tenham interesse na produção, pois o investimento necessário é alto e só faremos quando tivermos a certeza de um retorno”, ressaltou o Secretário.

FSS visita frigorifico peixes                                     340b1cc1-98aa-48a7-a866-43f44339af34