Flor da Serra do Sul investe em cursos de qualificação para produtores rurais
Publicado em 19 de março de 2011 às 10:58Última atualização em 19 de março de 2011 às 10:58
Os agricultores da Linha Real, interior de Flor da Serra do Sul, tiveram um curso com duração de 8 horas sobre ordenha. Os produtores tiveram aulas na propriedade do agricultor Geovani Xavier com o veterinário Emerson Ferraz. Foram passadas instruções de como conduzir a vaca até a ordenha e como manejar corretamente os equipamentos.
Segundo a engenheira agrônoma Sônia Toigo, o objetivo do curso é deixar o produtor atento a detalhes simples que aumentam a produção leiteira e facilitam o trabalho do dia-a-dia. “Alguns produtores ainda têm hábitos antigos como de ordenhar os animais de forma mecânica e em seguida ordenhar de forma manual. Esse hábito não é bom em termos de qualidade de leite além de ser desnecessário” ressalta Sônia.
O curso também chamou a atenção do produtor para as técnicas de higienização. “Com procedimentos simples você reduz em quase 100% o risco do animal ter doenças como mastide” diz Sônia. É um curso preventivo que reduz o número de doenças e o uso de medicamentos que muitas vezes tornam o leite impróprio para o consumo. Os produtores que participaram desse treinamento ofertado pela Prefeitura Municipal, já tiveram um curso sobre o manejo do gado leiteiro antes e depois do parto e sobre como criar bezerras.
Curso de Implantação de Pastagem.
Sexta-feira, dia 11, começou o curso de Pastagem na Comunidade da Linha São Bento. O curso é uma parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Será discutida a espécie adequada para o plantio em nossa região, levando-se em consideração o clima e a produção leiteira. Os produtores receberão informações de como preparar o terreno para o plantio, como fazer a muda e o manejo da adubação. “São informações que ajudarão o produtor a utilizar o local de forma correta. Assim o produtor poderá utilizar a mesma área de pastagem durante vários anos” explica a engenheira agrônoma, Sônia Toigo.
Segundo Sônia, 13 agricultores participam do curso que será realizado em três sextas-feiras. A secretaria de Agricultura está sempre promovendo cursos conforme necessidade e demanda de pelo menos 10 pessoas.