Entrega de trator e equipamentos para o Tatetos

27 de Junho de 2018

Na última sexta-feira, dia 22, foi realizado na comunidade do Tatetos, interior de Flor da Serra do Sul, o ato de entrega de um trator e equipamentos que devem fortalecer os trabalhos da agricultura no município.

O trator no valor de R$ 97,5 mil, marca LS ano 2017 foi adquirido com emenda do deputado federal Zeca Dirceu (PT). Além disso, foi entregue uma carreta basculante com capacidade de seis toneladas fabricado em 2018, adquirido com emenda do senador Álvaro Dias que destinou recursos também para a compra de uma colhedora de forragens. Na oportunidade foi entregue ainda uma grade aradora, comprada com recursos do município.

O trator e os equipamentos serão utilizados pela Associação da Agricultura Familiar do Tatetos de forma compartilhada entre os agricultores. No caso do trator os agricultores associados que o utilizarem devem pagar R$ 70 a hora, deste valor R$ 50 fica para a Associação para fazer a manutenção do equipamento e R$ 20 fica para o operador. No caso dos agricultores não associados o valor é R$ 120 a hora. “Esse valor é realmente para ajudar os agricultores. Num levantamento que fizemos dos municípios da região percebemos que o valor cobrado é bem mais caro. Em Salgado Filho por exemplo é R$ 95 a hora. Então o objetivo é ajudar os agricultores”, explica Nereu Cerati, vereador da comunidade do Tatetos e um dos fundadores da Associação.

Depoimentos

Diovan, presidente do PT no município, falou sobre a importância do trator e equipamentos para o desenvolvimento dos trabalhos no campo. “Nossa agricultura agradece ao trator e esses equipamentos que vão nos ajudar muito. Vamos continuar buscando mais equipamentos e trabalhando em conjunto com a prefeitura pensando na nossa população especialmente nos agricultores”, afirmou.

O agricultor, Celso Fantin, que mora no Tatetos agradeceu a todos pelo empenho dos deputados e representantes em conseguir recursos para a agricultura. “O nosso município é formado em grande parte por pequenos agricultores, e uma máquina como esta vai ajudar muito o nosso trabalho. Pra nós ajuda em muito, já que não conseguimos aumentar os valores do nosso produto para comprar um trator, então agora temos uma máquina que vai beneficiar a todos”, declarou.

O prefeito em exercício, Alcenir Rimoldi, também esteve presente no evento e falou sobre os investimentos na agricultura do município. “Pra mim é uma alegria estar prefeito nesta entrega do trator e dos implementos. Digo que é o mínimo que podemos fazer por que a população confiou em nós, e agora temos uma grande responsabilidade com a comunidade e o município, tanto eu como a prefeita Lucinda. Estamos trabalhando, analisando o que é melhor para o nosso município e tendo o cuidado com a gestão do dinheiro público. Tivemos emendas dos deputados, dos senadores e isso não é por acaso, eles não vem oferecer dinheiro para nós. Nós é que trabalhamos, batemos na porta dos gabinetes em busca de recursos e eles estão chegando”, destacou.

Fiorentin, assessor do deputado Zeca Dirceu, participou da entrega representando o deputado e trouxe a promessa de mais recursos para o município. “Através de uma parceria do Zeca e do deputado Lemos poderemos trazer mais R$ 100 mil para o ano que vem, mas para isto esperamos que o Tatetos ‘sorria’ nas urnas, por que precisamos disso para manter essa parceria”, declarou o assessor do deputado federal.

O secretário de Agricultura do município, Kiko, falou sobre a importância dos equipamentos para os agricultores do Tatetos. “A própria Associação vai se organizar como trabalhar com os equipamentos, tendo sempre a seriedade nos trabalhos. Esta é uma associação que funciona realmente, e agora com o trator estando mais perto do produtor aumenta a agilidade na execução dos serviços, e quando necessário tendo o suporte da prefeitura. Nossa ideia é construir mais Associações, descentralizando os trabalhos e aproximando os equipamentos das comunidades e agricultores que os utilizam”, destacou.

O secretário da Administração Paulino da Rosa falou sobre o compromisso da Administração em buscar cada vez mais recursos. “O Zeca já fez um compromisso conosco para mais recursos em 2019, isso mostra a força que o nosso grupo tem no Sudoeste do Paraná, que apesar se pequeno tem uma força grande. O importante disso é que a prefeita mesmo tendo suas preferências políticas, sempre trabalha junto com todos os partidos em busca de parceiros por que queremos é recurso e desenvolvimento para Flor da Serra. Então temos diversos deputados, de diferentes partidos apoiando o município e destinando recursos, além dos senadores Álvaro Dias e Gleise Hofmann, que destinaram recursos também”, pontuou.