Curso para tratoristas foi na linha Rio Verde

14 de Setembro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=236&img=01’);”>No último mês a Secretaria de Agricultura de Flor da Serra do Sul em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marmeleiro promoveram um curso de capacitação para tratoristas e funcionários da Secretária de Agricultura. Treze sulflorenses participaram do Curso de Operação de Tratores e Regulagem de Implementos.

O curso foi ministrado na linha Rio Verde por uma equipe do SENAR-PR de Francisco Beltrão. Durante os dias 19, 20, 21, 25 e 26 esta equipe ensinou desde a lubrificação, engate e desengate de equipamentos agrícolas a condução destas máquinas. Tudo para obter o máximo de aproveitamento dos tratores. Vale frisar que o curso foi ofertado gratuitamente bastava que o interessado se inscrevesse.

Este curso promovido pela prefeitura de Flor da Serra do Sul vem atender a exigências do Governo Federal e Estadual que ao disponibilizarem recursos para a aquisição de tratores exigem a capacitação dos condutores.
“Através do programa Trator Solidário do Governo do Estado e do programa Mais Alimentos do Governo Federal vários sulflorenses financiaram e adquiriram tratores” conta o Secretário de Agricultura Nelson Kunsler explicando que 7 tratores já foram entregues, 5 pelo programa Trator Solidário e 2 pelo Mais Alimentos. “Alguns agricultores estão comprando um trator pela primeira vez e ainda não sabem utilizá-lo adequadamente, por isso é importante que façam o curso”.
Outros financiamentos estão em andamento, quem necessitar de mais informações pode ir até a Secretaria de Agricultura de Flor da Serra que auxiliará no encaminhamento da papelada necessária. As linhas de crédito apresentam excelentes taxas de juros, mais de 2 anos de carência. “Temos experiência prática porque acompanhamos a compra de muitas máquinas agrícolas. Por exemplo o agricultor Ademir Pompermayer da linha Arroio comprou um trator no início deste ano através do programa do Estado que irá custar ao final de 10 anos, R$ 64 mil, já somados os juros e taxas. Se este mesmo trator fosse financiado por qualquer banco iria custar no mínimo R$ 85 mil.

Governo Federal, Estadual e Municipal fazem sua parte para promover o desenvolvimento da agricultura familiar, muito ainda pode ser feito, afinal são estas pequenas propriedades as maiores responsáveis pelo alimento que chega as nossas mesas.

O SENAR oferece mais de 200 cursosCurso de Operação de Tratores e Regulagem de Implementos. Odilson Zuchi do Senar de Francisco Beltrão ministrou o curso na linha Rio Verde.