Bezerras devem ser vacinadas contra a brucelose

09 de Outubro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=683&img=01’);”>A campanha de vacinação contra a brucelose iniciou dia 3 de outubro em Flor da Serra do Sul. “A campanha de vacinação é realizada a cada seis meses. Os produtores de gado de corte e de leite têm até o dia 26 para vacinar o rebanho” diz o médico veterinário Valmor Felipe Júnior.  Devem ser vacinadas bezerras de três a oito meses de idade. O valor da dose para o produtor é de R$ 6,00.



Para vacinar o rebanho, os produtores devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura que preparou um roteiro de vacinação no interior. “O produtor que tiver bezerras para vacinar também poderá avisar a agente de Saúde” afirma o médico veterinário.



A vacinação contra a Brucelose é obrigatória em todo o Estado do Paraná. “A vacina B 19 é uma dose única que garante 60% de proteção ao animal contra infecções e 70% contra o aborto” diz Valmor.



O produtor que não vacinar o rebanho não consegue retirar a Guia de Transporte Animal. Segundo Valmor, o GTA deve ser retirado toda vez que o produtor comprar um novo animal. “Com a guia o produtor sabe se o animal está livre da doença. Uma vez que para emitir a guia são exigidos os exames de brucelose e tuberculose” finaliza Valmor.


A Brucelose
A Brucelose é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. O principal meio de contaminação pela brucelose é no parto. O produtor ou o veterinário devem usar luvas para evitar o contato com secreção ou sangue na hora do parto. “O homem também pode se contaminar pela ingestão de leite, derivados, ou carne crua” explica Valmor.
Todo animal destinado a reprodução seja ele para fins de corte ou leite poderá ter a doença. A brucelose pode provocar aborto em torno do sétimo mês de gestação e infertilidade. A doença é responsável por perdas econômicas na propriedade. “A brucelose é responsável pela queda de 20 a 25% na produção leiteira e 15% do volume de carne” explica o veterinário Valmor. As pesquisas mostram também que todo ano 15% dos bezerros morrem em decorrência da doença.



Quando uma propriedade apresenta algum caso de brucelose, ela é interditada.  As pessoas que moram no local devem fazer exames para ver se não contraíram a doença.


Confira abaixo as próximas comunidades a receberem a campanha de vacinação:
COMUNIDADE
DIA
TATETOS
LAMBARI
CACHOEIRINHA 
14 – SEXTA
SÃO ROQUE (SALGADO FILHO) 18 – TERÇA
TILONGO
FERREIRA
BANDEIRANTES 
19- QUARTA
SÃO BENTO 20 – QUINTA
NOVO HORIZONTE 21 – SEXTA
SANTO ÂNGELO
SANTA TEREZINHA 25 – TERÇA
CIDADE 26 – QUARTA


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=683&img=01’);”>





=”javascript:popup(‘/pop-up

Pular para o conteúdo