Flor da Serra do Sul investe em habitação

01 de Agosto de 2012

Vários projetos habitacionais estão em andamento no município de Flor da Serra do Sul. Um levantamento feito pela equipe do Sentinela aponta que pelo menos 86 residências estão sendo construídas ou prestes a serem construídas.

Todos estes projetos habitacionais contam com recursos do governo federal que chegam até os sulflorenses através de sindicatos, como a Fetaep e Fetraf-Sul, bem como da própria Administração de Flor da Serra do Sul, através da organização de documentos, doação de terreno e terraplanagem. Atualmente o valor de investimento chega a cifra de R$ 2,3 milhões. O governo federal disponibiliza boa parte destes recursos via Caixa Econômica Federal, com subsídio. Desta maneira o sonho da casa própria se torna realidade e cabe no bolso das famílias sulflorenses que ainda pagam aluguel e se enquadram nos requisitos de baixa renda.

Das 86 residências que estão em execução ou devem iniciar nos próximos dias, 38 são urbanas, 13 são rurais através da Administração Municipal, 16 através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, (Fetaep) e 19 através do Sintraf (Fetraf-Sul).

Cidade
Há alguns meses foi realizada a terraplanagem, próximo ao bairro Industrial de Flor da Serra do Sul para a construção de 38 residências que custarão R$ 30 e R$ 35 mil, contudo sobre este valor o mutuário terá descontado o valor de subsídio, ou seja o valor do financiamento via Caixa Econômica Federal (CEF) será menor.
O valor de subsídio garantido é de R$ 7 mil para as casas com 48m² e R$ 9 mil para as casas de 52m². Os terrenos foram adquiridos pelo município e repassados para a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) que é a gestora do projeto, já os recursos são disponibilizados via Caixa Econômica Federal. Neste projeto já está prevista a infraestrutura de calçamento e passeios públicos.

Noventa e oito famílias de baixa renda se inscreveram para este projeto habitacional, a equipe da CEF selecionou 44, das quais 38 serão beneficiadas na primeira etapa.
A Secretaria de Ação Social de Flor da Serra do Sul informou que o Município comprou mais uma área de terra no distrito de Tatetos e também irá disponibilizar a área do atual Viveiro Municipal na cidade, para a construção de mais unidades habitacionais. “Gradativamente iremos solucionar os problemas habitacionais. Em breve mais famílias serão beneficiadas” afirma a assistência social, Fabiane Perondi.

Rural
No perímetro rural 13 casa estão sendo construídas por intermédio da Administração Municipal que organizou a documentação via Secretaria de Assistência Social e disponibilizou a terraplanagem através da Secretaria de Obras. Mais 16 residências serão construídas por intermédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Fetaep) e 19 via Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) ligado a Fetraf-Sul.
Para o meio rural há linhas de crédito específicas que facilitam ainda mais a construção da casa própria. Para construir uma casa de 52m² o agricultor terá um custo de 4 parcelas de R$ 250,00 e o governo irá disponibilizar recursos na ordem de R$ 25 mil.