Projeto Agentes de Leitura

17 de Julho de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=466&img=01’);”>O município de Flor da Serra do Sul foi um dos selecionados para participar do Projeto Agentes de Leitura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MINC). A ideia de trazer o projeto para o município surgiu durante uma conversa do prefeito Paulo Roberto Savaris com o deputado federal Marcelo Almeida (PMDB).

“Acreditamos que o interesse do prefeito com a leitura e a reestruturação da Biblioteca Municipal influenciou de forma positiva na escolha do nosso município” explica a Diretora do departamento de Cultura de Flor da Serra do Sul, Maristela Girardi Paetzold frisando que o convênio já foi aprovado e assinado.

Através de um processo seletivo 30 pessoas serão contratadas para trabalhar no projeto. Preferencialmente usuários do Bolsa Família, entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo. Esses agentes terão a função de cadastrar famílias para atendimento domiciliar, realizando empréstimos de livros e promovendo cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico e despertando o interesse e o gosto pela leitura de maneira prazerosa, crítica, inventiva e reflexiva.

Os agentes receberão kits contendo livros, mochila, uniforme, bicicleta e uma bolsa mensal de R$ 350, acrescido ao valor da contrapartida do município.

O objetivo do projeto é promover a democratização do acesso à produção, à fruição e à difusão cultural através do livro e da leitura como ação cultural e estratégica de inclusão social de desenvolvimento humano, através de atividades de socialização de acervo bibliográfico e de experiências de leituras compartilhadas como exercícios de cidadania, de compreensão de mundo e de ação alfabetizadora.