FSS reinicia Programa Paraná Alfabetizado

02 de Fevereiro de 2009

rel=prettyPhoto

>Flor da Serra do Sul reinicia o Programa Paraná Alfabetizado no mês de fevereiro de 2009. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2006, sob a coordenação do professor Vanderlei Chorna. Neste período, o índice de Analfabetismo da população sulflorense caiu de 16,6% para 8,3%.

A primeira etapa do programa deste ano será com as inscrições dos alfabetizadores, que podem ser feitas na Secretaria de Educação ou com o próprio coordenador no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Como requisito, o interessado deve ter concluído o Ensino Superior. Mas, Vanderlei lembra que havendo necessidade – principalmente em comunidades que não tenham alguém com uma graduação superior – podem se inscrever interessados que concluíram apenas o ensino médio. “A gente abre essa exceção e conta com o apoio destas pessoas também”.

Depois de formada a equipe, acontecerá o trabalho de mobilização nas comunidades, com o objetivo de demonstrar a importância da alfabetização e fazer o convite para as pessoas quem não sabem ler e escrever. Vanderlei ressalta que para isso será preciso contar com o apoio dos alfabetizadores, dos agentes de saúde, do comércio, entidades, líderes comunitários, do Executivo e vereadores. É algo que envolverá toda a sociedade.
As inscrições dos alunos serão feitas com os alfabetizadores, na Secretaria de Educação e com o coordenador dos trabalhos, Vanderlei Chorna. As aulas têm previsão de início em março ou abril, dependendo da formação das turmas.

Com duração de oito meses, o Programa Paraná Alfabetizado é uma parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal. Durante este período, os alfabetizadores recebem do Governo uma bolsa auxílio, cujo valor ainda não foi divulgado. Por ter sido escolhido pela SEED/PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) como município de “superação”, Flor da Serra do Sul tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no ano de 2009.
 O coordenador do Programa, Vanderlei Chorna, faz um convite especial ao povo sulflorense, para que este participe do Programa Paraná Alfabetizado 2009 e com isso ajude a escrever o futuro de Flor da Serra do Sul.

Metodologia de ensino
O método de ensino adotado para o Programa Paraná Alfabetizado em Flor da Serra do Sul é baseado na pedagogia de Paulo Freire, com o tema gerador. Ele consiste em trabalhar a educação partindo sempre da realidade do aluno. Vanderlei Chorna diz que alguns não sabem codificar, letras, sons, mas eles têm conhecimento muito amplo de vida. “Então, a proposta é buscar esta vivência e tirar dele o que ele já conhece e, a partir daí, levar a leitura e escrita para esta pessoa”. Esta forma de ensino facilita o aprendizado, pois se busca valorizar a experiência que cada um tem.

Os estudos continuam
Depois da etapa de alfabetização, o aluno pode continuar estudando. Flor da Serra do Sul tem o EJA fase 1(Educação de Jovens e Adultos), que contempla da 1ª a 4ª série. Foram duas turmas em 2008 e estão previstas pelo menos mais duas em 2009. Também podem participar deste as pessoas que sabem ler e escrever, mas que não possuem o certificado de 4ª série.

=”/arquivos/noticias/37/p