Flor da Serra do Sul: Município executa terraplenagem para edificação de Creche nova

20 de Maio de 2016

Flor da Serra do Sul foi contemplado com R$ 1,2 milhão para construção da obra, que atende demanda da comunidade. Recurso é oriundo do Governo Federal, através do FNDE, e foi intermediado pelo deputado Assis Miguel do Couto

Mais uma grande conquista da Administração de Flor da Serra do Sul está prestes a se tornar realidade. Trata-se de uma creche nova, que será edificada na área da antiga quadra de areia, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. O recurso de R$ 1.267.584,72 já foi disponibilizado para o Município, que agora está terminando a execução da terraplenagem do terreno, que possui próximo de 1.600 m², permitindo que em breve as obras de construção já deverão ter início. Do montante total, R$ 892.584,72 são do FNDE e R$ 375.000,00 através de emenda individual do deputado Assis.

DADOS DO PROJETO: ÁREA CONSTRUÍDA: 1.211,92 m²; MEDIDAS MÍINIMAS DO TERRENO: 40mX70m; CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: 120 CRIANÇAS EM TURNO INTEGRAL E 240 CRIANÇAS EM DOIS TURNOS; COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICA: BLOCOS PEDAGÓGICOS (8 SALAS DE AULA) BLOCO ADMINISTRATIVO, BLOCO DE SERVIÇOS, BLOCO MULTIUSO E PÁTIO COBERTO.

De acordo com a prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, a construção da creche nova representa a concretização de um forte anseio do atual governo municipal e a realização de um sonho de toda a comunidade. “O terreno da antiga quadra de areia foi a única área apta para a referida finalidade. Esse terreno é a contrapartida do Governo Municipal no projeto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, denominado Pró-Infância, Tipo B”, pontuou a chefe do Executivo Municipal.

Além de representar um grande ganho na infraestrutura educacional de Flor da Serra do Sul, a creche nova representa também o atendimento de toda a demanda que existe no Município. “Hoje não possuímos espaço suficiente para abrigar todas as crianças que necessitam de creche. A partir da construção e funcionamento da nova creche teremos plenas condições de atender todas as crianças suflorenses, permitindo que suas mães tenham tempo disponível para contribuir em trabalhos que agreguem renda familiar”, enfatizaram a prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa e a secretária de Educação Inês Pasolini, as quais também fizeram agradecimento especial ao deputado Assis Miguel do Couto, por intermediar mais este importante recurso para Flor da Serra do Sul.

SAIBA MAIS:O FNDE é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Missão: prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação, visando garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros. O FNDE sofreu uma reestruturação a partir da implantação do Projeto de Fortalecimento Institucional: em 2005 passou a ser oficialmente o Órgão responsável pelas grandes compras dentro do MEC; e passou a utilizar somente o Pregão Eletrônico para suas aquisições.

Principais Desafios: Atingir os mais de 5.500 municípios do nosso país; Comprar produtos de qualidade e com especificações padronizadas. Cada ente federado realiza um diagnóstico minucioso da realidade educacional local e, a partir desse diagnóstico, desenvolve um conjunto coerente de ações, intitulado Plano de Ações Articuladas (PAR), composto por quatro dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas; e Avaliação, Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Atualmente o tempo médio entre a aprovação do financiamento e a conclusão da obra é de 30 meses.

Fonte: SÉRGIO KOLLENBERG – Assessoria de Imprensa.

=””