Flor da Serra do Sul inaugura nova escola

18 de Abril de 2012

Neste sábado, dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes, o município de Flor da Serra do Sul irá inaugurar a nova sede da escola municipal, Nossa Senhora da Glória. A partir de segunda-feira, dia 23, iniciam as mudanças dos alunos que hoje estudam no Centro de Educação Infantil Flor Encantada, ao lado do Centro de Eventos e dos alunos da Escola Nossa Senhora da Glória que atualmente estudam nas dependências do colégio estadual Barão do Rio Branco, em anexo ao pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=779&img=01’);”>Esta obra foi uma conquista do município de Flor da Serra do Sul junto ao governo do Estado do Paraná. Ainda em 2009 o município pleiteava recursos para a construção de uma nova escola que atendesse a demanda do município, hoje de aproximadamente 450 alunos. Esta nova unidade tem capacidade para atender até 600 alunos subdivididos em dois turnos, matutino e vespertino.

Em 2010 o governo estadual sinalizou favoravelmente, o então governador Orlando Pessutti veio até Flor da Serra do Sul assinar o convênio. No início de 2011 o município adquiriu um terreno de 10.000m² e no segundo semestre iniciou a execução desta obra. Em dezembro de 2011 quase tudo estava finalizado, faltava adquirir a mobília para o início das aulas. Com recursos próprios o município adquiriu a mobília e o valor total investido para a obra estar pronta foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

O que a escola dispõe
São 2.657m² de área construída, mais um ginásio de 825m². São três alas, mais saguão e uma quadra coberta. Doze salas numa das alas, noutra ala está o refeitório, cozinha, banheiros, despensa e sala para funcionários. Na ala 1 está a biblioteca, sala dos professores, sala dos pedagogos, sala do diretor, uma pequena cozinha e a secretaria. Os ambientes além de bem climatizados, contam com cabeamento de televisão, internet e telefone.

Diferencial
O projeto desta unidade escolar segue padrões do Governo Federal baseado em escolas modernas e dinâmicas. Todas as alas e corredores são monitorados por câmeras de segurança e sensores de movimento, pisos táteis, extintores bem posicionados e ambientes com excelente circulação de ar. Os módulos onde foram construídos os banheiros também contam com banheiros masculinos e femininos específicos para portadores de necessidades especiais. No reservatório elevado de água existem três caixas, uma delas é de utilidade do sistema de proteção contra incêndio.

Do ponto de vista ambiental a escola se enquadra como uma unidade ecologicamente correta. Todos os dejetos, sejam da cozinha ou dos banheiros, são tratados, num sistema de cinco fossas, até a água cair num clorador. O sistema de tratamento é complexo e absorve boa parte da área verde no lado norte da escola, a água sai limpa para a natureza. A água das calhas de chuva vão para uma cisterna de 5 mil litros e posteriormente é reutilizada para limpeza da escola e irrigação da grama.

Convite
Os sulflorenses estão convidados para participar da inauguração marcada para às 14h de sábado, dia 21, na nova sede da escola Nossa Senhora da Glória. Haverá ônibus de todas as linhas do interior para garantir que os pais, além dos alunos, possam conhecer as novas instalações.