Escola Ambiental realizou visita de campo no interior
Publicado em 22 de agosto de 2018 às 11:40Última atualização em 22 de agosto de 2018 às 11:40
Na semana passada os alunos do 5º ano que participam das ações da Escola Ambiental de Flor da Serra do Sul fizeram a primeira visita à campo. As crianças foram conhecer algumas nascentes de rios no interior do município, na linha São Roque, divisa com Marmeleiro.
Na oportunidade as crianças conheceram a Reserva Permanente de Patrimônio Natural (RPPN) e ouviram explicações do professor Fernando Segal sobre o
que são nascentes, matas ciliares, Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e matas nativas. “Trazendo os alunos para essa visita de campo conseguimos fazer com que eles aprendam de forma mais didática, e na prática, sobre os assuntos que trabalhamos em sala de aula”, destaca.
A visita foi acompanhada pelo secretário de Educação Doalsei Caragnatto, que destacou a importância de ações como essa para contribuir no desenvolvimento da consciência ambiental nos alunos. “Só preservamos e protegemos aquilo que conhecemos”, destacou.
Durante a visita os alunos conheceram dois tipos de mata: as nativas e as plantações de pinus e eucaliptos para extração comercial. O professor Fernando explicou a diferença entre elas, e o papel que cada tipo desempenha na natureza. “Ficou bem fácil para eles entenderem a diferença. Nas matas nativas há animais, pássaros e toda uma vegetação que cresce junto com as árvores. Já nas plantações de pinus e eucaliptos praticamente não há outras formas de vida, sem animais, sem vegetação natural. São duas realidades bem diferentes”, explicou.
Na quarta-feira à tarde alguns alunos do Colégio Glória também fizeram a visita e na quinta-feira foi a vez dos alunos da escola Alice Rubim, do Tatetos. O secretário de Educação Doalsei reforçou a importância de trabalhar o meio ambiente com as crianças. “Esse é um projeto que vem pra complementar as ações que já aconteciam relativas ao meio ambiente. É uma forma de institucionalizar a educação ambiental”, explica.
A prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa destacou a importância dos trabalhos da Escola Ambiental para a educação das crianças. “É uma iniciativa que deu certo e já começa a despertar um olhar de cuidado das crianças para a natureza”, afirmou.
Nesta semana a Escola Ambiental de Flor da Serra do Sul deve receber a visita de alunos de Marmeleiro que vem para conhecer o projeto, e visitar alguns pontos de matas no município. A visita está programada para acontecer na manhã de sexta-feira seguindo até o almoço. Os alunos deverão conhecer uma cachoeira e a sede da escola ambiental.