Escola Ambiental realizou visita de campo no interior

22 de Agosto de 2018

Na semana passada os alunos do 5º ano que participam das ações da Escola Ambiental de Flor da Serra do Sul fizeram a primeira visita à campo. As crianças foram conhecer algumas nascentes de rios no interior do município, na linha São Roque, divisa com Marmeleiro.

Na oportunidade as crianças conheceram a Reserva Permanente de Patrimônio Natural (RPPN) e ouviram explicações do professor Fernando Segal sobre o

que são nascentes, matas ciliares, Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e matas nativas. “Trazendo os alunos para essa visita de campo conseguimos fazer com que eles aprendam de forma mais didática, e na prática, sobre os assuntos que trabalhamos em sala de aula”, destaca.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Educação Doalsei Caragnatto, que destacou a importância de ações como essa para contribuir no desenvolvimento da consciência ambiental nos alunos. “Só preservamos e protegemos aquilo que conhecemos”, destacou.

Durante a visita os alunos conheceram dois tipos de mata: as nativas e as plantações de pinus e eucaliptos para extração comercial. O professor Fernando explicou a diferença entre elas, e o papel que cada tipo desempenha na natureza. “Ficou bem fácil para eles entenderem a diferença. Nas matas nativas há animais, pássaros e toda uma vegetação que cresce junto com as árvores. Já nas plantações de pinus e eucaliptos praticamente não há outras formas de vida, sem animais, sem vegetação natural. São duas realidades bem diferentes”, explicou.

Na quarta-feira à tarde alguns alunos do Colégio Glória também fizeram a visita e na quinta-feira foi a vez dos alunos da escola Alice Rubim, do Tatetos. O secretário de Educação Doalsei reforçou a importância de trabalhar o meio ambiente com as crianças. “Esse é um projeto que vem pra complementar as ações que já aconteciam relativas ao meio ambiente. É uma forma de institucionalizar a educação ambiental”, explica.

A prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa destacou a importância dos trabalhos da Escola Ambiental para a educação das crianças. “É uma iniciativa que deu certo e já começa a despertar um olhar de cuidado das crianças para a natureza”, afirmou.

Nesta semana a Escola Ambiental de Flor da Serra do Sul deve receber a visita de alunos de Marmeleiro que vem para conhecer o projeto, e visitar alguns pontos de matas no município. A visita está programada para acontecer na manhã de sexta-feira seguindo até o almoço. Os alunos deverão conhecer uma cachoeira e a sede da escola ambiental.

Pular para o conteúdo