Apostilamento melhora desempenho de alunos de Flor da Serra

16 de Abril de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=780&img=01’);”>Em 2010 a rede municipal de educação de Flor da Serra do Sul conquistou o 2º lugar no IDEB (Índice de Educação Básica) do Paraná. A prova é realizada por uma equipe do MEC de dois em dois anos. A nota de 6,7 que posicionou Flor da Serra do Sul como o segundo melhor município do Paraná em educação foi uma boa surpresa para a equipe pedagógica. Agora o desafio é manter esta nota.

Ao longo deste ano várias ações foram e estão sendo executadas, como o plano de carreira para o professorado, a construção de uma nova escola e a implantação do apostilamento Positivo.
O apostilamento envolve o 1º e 2º ano. A professora Zeli Salete Carvalho afirma que os alunos estão adorando: “todos estão adorando este novo método, os alunos, os pais e também os professores”.

A didática do conjunto de apostilas é fundamentada no tripé: professores, alunos e pais. “Dá de escrever, pintar e fazer atividade”, conta a aluna Carla Todescatto Ferrari de 7 anos. O pai, Carlos Alberto Ferrari, popular Caio, tem muito orgulho do nível de aprendizado da filha: “Flor da Serra e o Paraná se destacam em educação, a rede pública está de parabéns.”

Sida Damo, mãe de Isabel, conta sobre um tema de casa: “Ela chegou e me disse que tinha que fazer uma maquete, na hora não soube me explicar exatamente sobre o que era a maquete, mas pegando a apostila ficou fácil entender, fui dando as dicas e a Isabel foi fazendo. Foi bem divertido. Tenho uma filha mais velha que estuda numa escola particular em Beltrão, o conteúdo está de acordo com a idade dela, mas hoje o estudo na rede pública daqui não perde em nada para as escolas particulares da região”.

Os professores destacam o nivelamento dos alunos através deste sistema de apostilamento. As crianças aprendem juntas, sem comprometer o desempenho daquelas que têm mais facilidade no aprendizado . “Os alunos que acabam as tarefas primeiro são nossos apoios, acabam nos ajudando com os colegas” diz a professora Loeli Zanella.
Agora a Secretaria de Educação se prepara para implantar o ensino integral, pelo menos três vezes por semana, nestes dias os alunos ficarão em sala de aula estudando e desenvolvendo atividades lúdicas em dois períodos e também receberão atendimento odontológico e nutricional. “Pelo que entendi vai ser mais ou menos assim, se a minha filha Carla se destaca nos desenhos, ela virá no outro turno para fazer aula de pintura, quem se destaca em música virá para fazer aulas de músicas e assim por diante” explica o pai Caio.

Futuro
Não há dúvida que é através da educação que o ser humano se desenvolve, passa a ter qualidade de vida. Com o IDEB de 2010 os sulflorenses se destacaram em Educação, agora trabalham para manter ou melhorar estes índices.