Alunos têm aula de trânsito

29 de Junho de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=630&img=01’);”>Esse ano 69 alunos do quinto ano da rede municipal de ensino de Flor da Serra do Sul participam do programa de Educação no Trânsito. A cartilha Aprendendo e Vivendo do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná traz 40 páginas de atividades como caça palavras e assuntos como andar de bicicleta de forma segura.


As estudantes Annita e Annete Piasol participaram do programa de Educação no Trânsito ano passado. Recortando e colando pessoas em cima da calçada, o carro parado antes da faixa, elas aprenderam de forma divertida como simples ações podem salvar vidas. “Todos precisam estar cientes da importância de usar cinto de segurança. Pedestres e motoristas têm direitos e deveres” diz Annita.



Segundo a coordenadora pedagógica, Sandra Camilo, o programa de Educação no Trânsito ensina os alunos a terem cuidados básicos de segurança. “Eles aprendem a ter respeito e prudência para dividir os espaços do trânsito com motoristas e pedestres com menos possibilidades de se envolver em acidentes” salienta Sandra.



A diretora da Escola Nossa Senhora da Glória, Solange Rombaldi diz que as aulas deixam os alunos mais conscientes. “Era comum no final da aula, os alunos saírem do colégio correndo e andando no meio da rua. Por meio da cartilha trabalhamos tudo isso e de uma forma muito dinâmica e atrativa” explica Solange.


Depois das aulas teóricas os alunos têm palestras com profissionais do Departamento de Estrada e Rodagem de Francisco Beltrão.
Hoje a imprudência no trânsito é o principal motivo que leva crianças de zero a 14 anos a óbito. “A criança que se envolve em um acidente a uma velocidade média de 100km/por hora e está sem cinto de segurança sofre um impacto equivalente a 10 vezes o seu peso, como se estivesse sendo jogada do 4º andar de um prédio” salienta a professora do DER, Marilda Galvão Ribeiro.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=630&img=01’);”>

Pular para o conteúdo