Alunos participam de Olimpíada de Português

30 de Agosto de 2010

A primeira Olimpíada de Língua Portuguesa foi realizada no ano de 2008, com o tema: O Lugar Onde Vivo. Agora no 3ª ano o tema é: Escrevendo o Futuro. As Olimpíadas são divididas em três categorias. A 1ª categoria engloba as 4ª e 5ª série, com o tema poesia; 2ª categoria, 6ª e 7ª séries que devem escrever sobre memórias; 3ª categoria, 8ª e 1º ano do Ensino Médio devem redigir uma crônica; e 4ª categoria, 2º e 3º ano participam com um artigo de opinião.


 
Os colégios estaduais de Tatetos e Barão do Rio Branco, ambos de Flor da Serra do Sul aderiram as Olimpíadas e estão na 2ª etapa. De acordo com o calendário das Olimpíadas a 1º etapa iniciou no mês de março nas salas de aula, onde primeiramente os professores trabalham sobre os temas da competição. Depois coube a cada aluno por em prática o que aprendeu e redigir a melhor poesia, crônica, artigo ou o melhor texto de memórias.



A 2º etapa é direcionada as Secretarias de Educação dos municípios, onde cabe a uma equipe julgadora selecionar até 15 textos de cada categoria, para que este participe e concorra na etapa estadual.
Na etapa estadual, os textos selecionados são enviados para a coordenação da Olimpíada, que os encaminha para as comissões julgadoras estaduais, nos 27 estados da federação e no distrito federal. No total podem ser selecionados até 500 textos semifinalistas. Após os selecionados de cada Estado participam da etapa Regional.



Nesta os semifinalistas e seus respectivos professores viajam para Brasília, onde participam de atividades culturais e de formação. Na ocasião, os alunos aperfeiçoam seus textos, e ao final do encontro são selecionados até 152 finalistas.
A 5ª e última etapa acontece no dia 29 de novembro em Brasília para que os 20 vencedores possam ser anunciados. Veja a premiação abaixo.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo MEC (Ministério da Educação) e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O objetivo é contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita.


PREMIAÇÃO
Os 500 alunos semifinalistas e seus professores ganham medalha de bronze e livros;
Os 150 alunos finalistas e seus professores ganham medalha de prata e aparelho de som portátil;
As 150 escolas finalistas e seus municípios ganham uma placa comemorativa;
Os 15 alunos vencedores e seus professores ganham medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora;
As 15 escolas vencedoras ganham laboratório de informática com 10 microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca;
Os 15 municípios vencedores ganham selo concedido pelo MEC;
Participação em atividades de formação e cultura para os semifinalistas;
Para os professores e alunos: viagem para capitais brasileiras;
Para os professores: oficinas para discussão da prática, troca de experiências e atividades culturais;
Para os alunos: oficinas de leitura e produção de texto e atividades culturais.


 

Pular para o conteúdo