Alunos aprendem brincando

14 de Dezembro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=718&img=01’);”>O Pró- Letramento levou a Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, de Flor da Serra do Sul, adotar uma nova maneira de ensinar. Em um ambiente lúdico com jogos, quebra-cabeças e fantoches as crianças aprendem brincando. “As aulas de Português ficaram mais interessantes desde o dia em que a professora trouxe para a sala, peças com as letras para a gente montar frases” conta a estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, Laila Dalle Laste.

A nova metodologia de ensino mostra que a brincadeira também deve ter lugar na escola e ela precisa ser planejada. Na nova metodologia, a criatividade do professor e do aluno transformam materiais concretos, barbantes e jogos em produção de conhecimento. Segundo a professora, Elizabete Caron, através do Pró-Letramento é possível trabalhar a motivação e a aceitação do aluno em sala de aula. “A aprendizagem no lúdico motiva o aluno a construir o seu próprio conhecimento” diz Elizabete.

Com o Pró-Letramento, o Mec (Ministério da Educação), quer elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. Os professores da escola já percebem os resultados em sala de aula. A pedagoga Neiva Testa conseguiu em menos de um mês fazer com que um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental aprendesse a escrever no modo cursivo, ou seja, emendado. “Antes ele copiava tudo no quadro, mas em letras maiúsculas e separadas. O aluno apresentou um grande avanço na alfabetização” comemora a professora.

A nova metodologia está sendo aplicada desde o final de outubro na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória. Duas professoras passaram por capacitação, em Francisco Beltrão, e agora levam o conhecimento para os demais professores.

Os professores aplicam as atividades em sala de aula e relatam as suas experiências. “Queremos mudar a metodologia do professor em sala de aula e publicar um livro sobre essas experiências” finaliza a professora Elizabete Caron.