300 pessoas são alfabetizadas

07 de Dezembro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=299&img=01’);”>Ao término de 2009, os agentes comunitários de Flor da Serra do Sul recrutados pelo programa Paraná Alfabetizado terão formados seis novas turmas. Serão 300 pessoas, de 42 a 65 anos, que não sabiam ler nem escrever, e que agora sabem. Conforme o censo de 2000, o município tinha 17,6% da população como analfabeta.


Perspectiva do programa aponta que em 2007, o número de analfabetos caiu para 8,6%; em 2008 para 6,5% e em 2009 serão 5,5%.



De acordo com o coordenador do projeto no município, professor Vanderlei Chorna, para esse ano, houve um aperfeiçoamento na condução do programa. “Uma das novidades incluídas são as aulas na própria casa dos alfabetizandos”, disse.



Para a alfabetizadora da linha Tatetos, Ivone Reina, a sensação de poder ensinar alguém a ler e a escrever não tem preço. “Adoro alfabetizar. Para mim é um sonho trabalhar com isso”, afirmou. A professora Ivone, 50 anos, se diz realizada com o programa de alfabetização. “Dou aula para meus vizinhos, pessoas que conheço há muito tempo e que infelizmente não tiveram chance de estudar” afirma Ivone lembrando que semanalmente vai até a residência de um conhecido casal de velhinhos que, infelizmente, ainda tem vergonha de ir até os encontros realizados na comunidade.



A meta da coordenação do projeto Paraná Alfabetizado na cidade é zerar o índice de analfabetismo. Para o ano que vem, está previsto a formatura de mais seis turmas no município. No entanto, no sítio eletrônico do programa Brasil Alfabetizado, no qual o programa estadual faz parte, o município não consta na listagem dos municípios paranaenses que apresentaram metas de alfabetização até 2010.


=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=299&img=02’);”> Vanderlei Chorna destaca que os dados demoram para ser computados e que os números deste ano ainda não aparecem no sistema. Porém Flor da Serra do Sul consta no site =”http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br”>www.diaadiaeducacao.pr.gov.br como município de superação do analfabetismo.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=299&img=01’);”>





=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=299&img=02’);”>

Pular para o conteúdo