Administração de Flor da Serra do Sul realizou audiência pública

26 de Fevereiro de 2009

rel=prettyPhoto

>Flor da Serra do Sul realizou audiência pública para a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2008, dia 26 de fevereiro nas dependências da Câmara de Vereadores do Município. O prefeito Paulo Savaris – ainda na pauta da sessão – apresentou o resultado final de 2008 e a previsão de investimentos para o ano de 2009.

As audiências são uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e os municípios precisam ter as contas aprovadas, pois somente com a certificação da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara é que a administração terá acesso às certidões negativas, como do Tribunal de Contas da União.

Além de ser uma formalidade, prestar contas aos munícipes é uma forma de mostrar com transparência aquilo que é realizado. “A gente fica feliz em perceber a presença de todos vocês. Isso demonstra que quando os vereadores e a população participam, os atos do governo são mais transparentes e atingem os objetivos” destacou Savaris no início da prestação de contas.

O prefeito disse que Flor da Serra apresentou um superávit orçamentário de R$ 346 mil em 2008. Destacou que a administração procurou não discriminar nenhum setor, porque considera que todos são importantes para o município.

Durante a reunião, foram apresentados os investimentos que poderão ser realizados em 2009. Alguns já em andamento e outros projetos que ainda precisam ser aprovados.

INVESTIMENTOS

Paulo Savaris salientou quer o valor de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) recebido em fevereiro de 2009 foi de R$ 24 mil, o menor desde 1998. Isto demonstra que a crise está afetando a arrecadação dos municípios. “Neste momento é preciso ter bastante cautela e planejamento, para que possamos cumprir os compromissos com o orçamento próprio” diz o prefeito.
Embora existam dificuldades financeiras, isso não irá impedir o município de realizar obras que sejam necessárias. Está previsto no orçamento do município o investimento de R$ 1.840.000.
O prefeito também citou algumas prioridades para os quatro anos de mandato, como a construção de casas populares, 150 módulos sanitários, sistema de abastecimento de água na linha Santa Terezinha, São Bento e Novo Horizonte.

Investimentos previstos para 2009

Abastecimento de água na linha São João;
Construção da Clínica da Mulher;
Adaptação e melhorias na cozinha da escola da linha Tatetos;
Pavimentação poliédrica nos bairros Furlanetto e Colina da Cascata, cujas obras já estão sendo realizadas;
Patrulha Agrícola;
Construção de 24 módulos sanitários na linha Santo Ângelo e Santa Terezinha;
Construção de um centro comunitário da linha Rio Verde;
Aquisição de uma carregadeira;
Programa de meio ambiente;
Ampliação do Posto de Saúde;
Asfaltamento em diversas ruas, já realizado no mês de fevereiro;
Construção do ginásio na linha Tatetos;
Programa de inclusão digital com a aquisição de computadores;
Aquisição de um tanque para transporte de água, para auxiliar na compactação dos cascalhamentos;
Aquisição de seis novos veículos;
Aquisição de um caminhão;
Reforma das máquinas e equipamentos;
Instalação de quatro pequenas indústrias no município no mês de março;
Programa para agricultura, com a previsão da instalação de quatro granjas, onde serão construídos 20 aviários;
Passagem para os idosos;
Auxílio funeral;
Regularização de loteamentos;
Aquisição de áreas para destinar a loteamentos;
Programa de apoio às comunidades, com os pré-moldados.