História de Flor da Serra do Sul

Flor da Serra do Sul está localizado no centro da Mesorregião do Sudoeste do Paraná, (A mesorregião do Sudoeste Paranaense é uma das dez mesorregiões do estado brasileiro do Paraná. É formada pela união de 42 municípios agrupados em três microrregiões.) uma região com aproximadamente 4.936 mil habitantes, o que representa pouco menos que 1% da população total do estado.

Nos últimos anos o sudoeste tem sofrido uma drástica redução da população rural. Entre 1991 e 2000 houve uma queda de 25% no número de habitantes no campo.

Em números absolutos 62.879 pessoas deixaram a zona rural sudoestina e foram para as cidades ou simplesmente emigraram para outros estados como o Mato Grosso, Rondônia e até mesmo Bahia. Com o êxodo rural, as cidades ficaram maiores e o campo diminuindo muito a sua população.

Flor da Serra do Sul tem crescido muito nestes últimos anos. A administração municipal tem investido fortemente em recursos no setor de indústria e comércio local e no setor terciário, gerando emprego a população.

Em geral percebe se que o município tem um grande potencial embora sua distancia da capital e dos municípios maiores seja enorme, Flor da Serra sofre ainda com a situação geográfica, pois parte da população urbana reside em território catarinense e o município não recebe impostos nem assistência do governo, isso gera gastos que não são revertidos em impostos.

Flor da Serra do Sul é, não só de emancipação recente, mas também de formação das mais recentes do Sudoeste. Só em 1950 é que chegou ao local do futuro município o seu primeiro morador, com o sugestivo nome de Anaccleto Paraná. O Segundo foi Juca Ferreira e sua esposa Dona Maria José Ferreira, conhecida popularmente como dona Zeca.

fss02A maioria dos migrantes do sul, que os seguiram e ocuparam a região, tinham sobrenomes que denunciavam a sua origem alemã e italiana: Vestruk, Bender, Leal, Gross, Perondi, Krauser, Thiessen, Piasson, Caetano, Barreto, etc.As Primeiras casas eram de madeira de pinho lascada e a agricultura incipiente, voltada para o consumo, ante as dificuldades de transporte para outros centros. E ainda nos meados da década de 1960, o extrativismo do pinhão proporcionava importante fonte de renda.

As primeiras atividades comerciais surgiram também na década de 60, como a selaria do Sr. Teófilo Vestruk, o hotel do Sr. Cristiano Bender, a rodoviária de propriedade do Sr. Antonio Leal Gross e o comércio de secos e molhados do Sr. Hermínio Perondi.

Conta a tradição, que o nome do lugar surgiu em meio às conversas e cantorias dos conhecidos repentes da cultura rio-grandense, entre moradores do lugar e viajantes que se reuniam no estabelecimento de Lídio Martins, louvando o lugar como uma verdadeira “Flor da Serra”. O Acréscimo “do Sul” veio com os tramites legais para a emancipação que ocorreu em Março de 1992 e instalado em 01/01/1993.

Criado através da Lei Estadual nº 9.300, de 18 de junho de 1990, foi desmembrado de Salgado Filho, Marmeleiro e Barracão. Na quarta gestão administrativa, Flor da Serra do Sul é hoje um município que conta com toda infraestrutura para atender a comunidade local em seus anseios. Também é, além de belo, formado por um povo honesto e batalhador, uma das cidades que desponta com maior potencial de crescimento na região do Sudoeste do Paraná.

Encontra-se localizado no sudoeste do Paraná, ao norte de Salgado Filho – PR e Manfrinópolis – PR, ao sul de Palma Sola – SC e Dionísio Cerqueira – SC, ao leste de Marmeleiro – PR , e ao oeste de Barracão – PR e Bom Jesus do Sul – PR.

Graças a sua localização geográfica estratégica, Flor da Serra do Sul é visto, por empreendedores, como um bom local para a instalação de indústrias. A pujança que atualmente o município apresenta é fruto do trabalho coeso e harmônico do Poder Público Federal, Estadual e Municipal através da competência e dedicação municipalista de muitos deputados estaduais e federais que em parceria com a população, a qual sempre respeitou e respaldou as ações desencadeadas pelo governo municipal, estadual e federal, tendo voz ativa nas decisões que lhe diziam respeito.

A comunidade de Flor da Serra do Sul pode afirmar com orgulho que dispõe de todas as estruturas necessárias nos setores de saúde, educação, agricultura, ação social, viação e saneamento básico.

As projeções para o futuro são ainda mais positivas e animadoras. O crescimento do comércio e da indústria faz acreditar que o município terá um progresso ainda maior e frequente. Neste contexto, é indispensável e imprescindível que a comunidade prossiga apoiando e entendendo o trabalho de seus representantes municipais, porque o Poder Público não pode andar sozinho, precisa da participação de sua gente.

Os munícipes sulflorenses são o motivo principal da existência de Flor da Serra do Sul e são os responsáveis diretos pela continuidade deste processo de desenvolvimento, pois a administração tem somente a incumbência de gerenciar a prefeitura e aplicar os recursos a ela destinados. Venha conhecer o nosso Município e desfrute do que temos a lhe oferecer. A sua presença nos fortalecerá com laços de amizade e companheirismo.

Pular para o conteúdo