Semana chama a atenção para a saúde bucal

17 de Outubro de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=687&img=01’);”>A 5ª Semana da Saúde Bucal de Flor da Serra do Sul inicia segunda-feira, dia 24, no Centro de Eventos. Os sulflorenses poderão assistir filmes com direito a pipoca. Com os filmes de comédia a equipe de Saúde Bucal quer fazer as pessoas rirem e mostrar a importância de um sorriso. O tema dessa semana é “A odontologia é a área da Saúde que preserva e restaura o movimento mais lindo e feliz do ser humano: o sorriso”.
Segundo o dentista, Luan Marcelo Presotto, o cuidado com a higiene bucal deve iniciar desde cedo: no primeiro dia de vida do bebê. “Quando o bebê ainda nem tem dente a mãe deve limpar a gengiva utilizando gaze” explica o dentista. Quando a criança completa seis meses ela já deve começar a fazer avaliações periódicas (a cada seis meses) com um dentista.



A mãe também precisa estimular o bebê a mamar no peito. “A criança que não mama no peito poderá ter problemas na fala e na arcada dentária. Esse é um dos principais motivos que leva a criança a ter que usar aparelho ortodôntico” afirma o dentista Luan. 
De acordo com Presotto, hoje as crianças com quatro e cinco anos de idade apresentam alto índice de cáries. “Os pais precisam ajudar as crianças a cuidar dos dentes. É por isso que as mães recebem orientações no grupo de gestantes, ainda antes de ter o bebê” diz o dentista.



Toda a semana, a equipe de Saúde Bucal realiza atendimentos no interior com as crianças em idade escolar. “O ônibus busca a criança na escola e leva até o posto de Saúde” conta a técnica em Saúde Bucal, Eliane Demartini. Durante a semana são desenvolvidos outros programas de Saúde Bucal: clínica do bebê, gestantes, idosos, entre outros.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=687&img=01’);”>

Pular para o conteúdo