Resultados da campanha de vacinação infantil

20 de Setembro de 2018

As vacinações contra Poliomielite e Sarampo tiveram início em todo o Brasil no dia 6 de agosto e eram previstas mais de 11 milhões de crianças entre um e cinco anos vacinadas em todo o país independente da situação vacinal. A campanha de vacinação encerrou na maioria dos municípios no dia 31 de agosto e a meta do Ministério de Saúde era vacinar 95% das crianças dos municípios.

Em Flor da Serra do Sul foram vacinadas 296 crianças. A secretária de Saúde Inês Pazzolini explica que os dados de crianças do município eram divergentes com os dados da Regional. Conforme ela há mais crianças no município do que cadastradas na regional, por isso a meta atingida foi de 120%. As vacinações foram prorrogaram até dia o 14 de setembro, visto que foi necessário pedir novos lotes de vacinas, uma vez que haviam sido encaminhadas pelo regional uma quantidade insuficiente para atender a toda a demanda.

Sobre as doenças

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, que pode levar à paralisia parcial ou total. Hoje, a pólio foi erradicada dos países desenvolvidos, porém ainda é recorrente em alguns países da África e da Ásia. No Brasil, o Governo Federal faz campanha de imunização anualmente contra a pólio, para crianças de 6 meses até 5 anos incompletos.

Já o Sarampo faz parte das chamadas doenças exantemáticas, ou seja, doenças agudas infecciosas. O sarampo caracteriza por ter sintomas como febre alta, tosse, olho vermelho, obstrução nasal, exantema e a mancha de Koplick, que surge na boca. Esta doença foi responsável por uma mortalidade infantil considerável no passado e deixou sequelas em algumas crianças. A vacinação diminui drasticamente os casos da doença, tendo-se chegado a admitir a sua erradicação em alguns países.