Representantes do Sudoeste visitam a Sesa e discutem demandas regionais

04 de Setembro de 2019

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, os deputados Wilmar Reichembach e Nelson Luersen estiveram na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), acompanhados dos prefeitos de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; de Salgado Filho, ‎Helton Pedro Pfeifer; de Flor da Serra do Sul, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa e de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno, para discutir o trabalho do Hospital Regional do Sudoeste em Francisco Beltrão nesta última terça-feira (3).

O secretário Beto Preto frisou a importância de representantes dos municípios e das regionais participarem efetivamente do planejamento na área da saúde. “Lembramos sempre que a questão de saúde é primordial para a população. Nossa luta e vontade é de melhorar e ampliar os serviços tanto na região sudoeste, no Hospital Regional, como em todos os lugares que estão com déficit de serviços”.

REGIONALIZAÇÃO DAS DEMANDAS – Foram tratadas demandas e planejamento para os próximos meses. Beto Preto destacou ainda que o conhecimento e os dados são grande valia para incluir demandas no Planejamento Regional Integrado (PRI), que será a base para o Plano Estadual de Saúde. “Embora a nossa equipe visite locais e conheça a realidade, é essencial que a necessidade de cara região seja considerada porque são os locais, os que moram, transitam, usam e trabalham com estes serviços os mais habilitados para indicar as demandas”, disse o secretário.

Para o deputado Traiano, a parceria entre os municípios e o Estado para a construção do PRI é importante para melhorar as condições te atendimento da população. “Um planejamento regionalizado e ao mesmo tempo integrado é o desenho e modelagem que a Sesa propôs dentro dessa dinâmica do governo Ratinho Júnior. Nós buscamos otimizar as questões financeiras e também trabalhar em sintonia com os municípios, que são os grandes interessados em manter a estrutura do Hospital Regional de uma forma em que ela seja produtiva e dê resolutividade nas questões quando o paciente procura o hospital”.

Já o deputado Reichembach definiu o encontro como uma atualização de informações. “A reunião fluiu bem, sabemos que já temos equipamentos adquiridos e buscamos ampliar os serviços para a nossa região. O secretário Beto nos ouviu e vai considerar o que solicitamos para nos informar em um próximo encontro.”

O trabalho em conjunto em prol da saúde é o objetivo de todos, conforme apontou o deputado Nelson Luersen. “As regionais mostram as demandas e nós, no Legislativo, apoiamos o que é viável para melhorar as condições onde há necessidade.”

A prefeita de Flor da Serra do Sul, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, indicou que os assuntos abordados na reunião são de importância para toda a região. “A coletividade é importante para dar a legitimidade do que temos de necessidade. E o secretário Beto foi muito receptivo, buscaremos todos juntos a melhoria da saúde dos paranaenses do sudoeste”, afirmou.

A diretora da 8ª Regional, Maria Izabel da Cunha e o secretário de Administração de Flor da Serra do Sul, Paulo Rosa, também participaram do encontro, além do diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), Marcello Machado.