Programação de Outubro Rosa

17 de Outubro de 2018

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Há vários anos, as Secretarias de Saúde da região promovem programações para às mulheres no mês de outubro como uma forma de acolher, ajudar e prevenir essa doença. Levantamos dados sobre a programação no município de Flor da Serra do Sul, confira:

Flor da Serra do Sul – Ao longo do mês, haverá transporte exclusivo para levar 10 mulheres por dia para o CEONC de Francisco Beltrão, onde há um cronograma para as mulheres da cidade e do interior. Haverá também exames citopatológicos (preventivo) noturno para as mulheres que trabalham nas malharias, onde na mesma oportunidade, as mesmas farão também o teste rápido de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. Já a celebração do Outubro Rosa será no dia 27 com abertura às 9h com palestra divertida com o enfermeiro, professor e escritor, Renato Pesibiczeski, de Pato Branco. A palestra será realizada o Centro de Convivência dos Idosos, onde terá sorteios e distribuições de brindes, e após, coquetel de encerramento.

Pular para o conteúdo