Pensando na saúde da mulher sulflorense

24 de Setembro de 2010

A Secretaria Municipal de Saúde de Flor da Serra do Sul lançou uma campanha de exames de mamografia e preventivo para todas as mulheres sulflorenses com mais de 35 anos. De acordo com a secretária de saúde Margarete Savaris a meta do município é atingir 100% desta faixa etária.

Os primeiros passos para a realização dos exames é organizar grupos de mulheres nas 19 comunidades do interior do município. Ontem no dia 22, aconteceu a primeira palestra, onde as mulheres das comunidades da linha São Bento, Ferreira e Tilongo foram instruídas sobre o câncer de mama e a importância de realizar o exame preventivo, para detectar se a mulher possui algum problema de útero.

O objetivo é atender de 40 a 45 mulheres por semana. Os exames de mama serão realizados no CRE (Centro Regional de Especialidades) em Francisco Beltrão, na parte da manhã. E na parte da tarde, será realizada na Clínica da Mulher do município a coleta para o exame preventivo. “Optamos por fazer o cronograma desta forma. Assim à mulher poderá tirar o dia todo para cuidar de sua saúde” argumenta Margarete.

Para que a campanha fique acessível às mulheres do interior, a Administração Municipal irá disponibilizar transporte, tanto do interior até a cidade, quanto da cidade até Francisco Beltrão.
“Assim como estamos realizando esta campanha para a saúde da mulher, em breve vamos realizar uma campanha da saúde do homem” finaliza Margarete.