Flor da Serra do Sul faz trabalho de combate à dengue

09 de Março de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=580&img=01’);”>A secretária de Saúde de Flor da Serra do Sul, Margarete Savaris, explica que está sendo realizada uma ação em conjunto com outras secretarias no combate à dengue. “O combate começa com a informação. Agentes de saúde, enfermeiros estão realizando palestras no Centro de Eventos com alunos de todas as escolas, além de distribuir folders” ressalta a secretária. O objetivo é fazer com que a informação chegue à casa das famílias por meio da educação.



 Na semana passada, as secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, o setor Rodoviário e da Saúde se uniram para limpar vasos do cemitério e retirar objetos que acumulam água. Segundo Margarete, o verão é a estação adequada para realizar essas atividades. “Mas com a chegada do inverno o problema não se acaba, e os cuidados devem ser mantidos. Nesse período a larva hibernada esperando o verão chegar” explica.



Flor da Serra do Sul conta com o trabalho de dois agentes de combate à dengue. O objetivo do trabalho que está sendo desenvolvido é deixar claro para as pessoas que o mosquito da dengue não tem fronteiras e é preciso tomar precauções.


Veja COMO EVITAR a dengue:
Coloque areia no prato dos vasos de planta;
Remova tudo o que possa impedir o escoamento da água nas calhas;
Não deixe água da chuva acumulada nas lajes;
Mantenha a lixeira e caixa d’água sempre bem fechadas;
Não deixe pneus velhos, objetos jogados no quintal de casa que possam acumular água;
Lave com escova e sabão utensílios usados para armazenar a água.


Casos confirmados no Paraná
Em todo o Estado do Paraná já são 1.383 casos de dengue confirmados. Foram notificados 9.562 focos, 23 casos graves e uma morte. Dos 27 municípios do Sudoeste do Paraná 20 apresentam focos da dengue. Mesmo estando na rota do Mercosul Flor da Serra do Sul não teve nenhum caso confirmado.


 Fique atento aos sintomas:
Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Se você estiver sentindo os sintomas descritos abaixo procure um médico:
Febre, moleza, cansaço, dores no corpo (sobretudo nas articulações), dor atrás dos olhos e dor de cabeça.


Gastos com a dengue:
Um estudo feito pela Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos, mostra que a dengue custa cerca de dois bilhões de dólares por ano para as Américas. O Brasil fica com 40% desse valor. São USS 800 milhões gastos todo ano. Cada paciente custa U$$ 383. De acordo com as estimativas dos pesquisadores, 60% das perdas financeiras causadas pela dengue são resultado de custos indiretos, as perdas de produtividade que afetam principalmente as famílias e os gastos do governo.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=580&img=01’);”>

Pular para o conteúdo